Foto: Lucas Uebel

Quando o Grêmio divulgou a escalação para o jogo contra o Godoy Cruz, na noite desta quarta-feira, o nome de Maicon surpreendeu muitos torcedores, que esperavam como titular. O capitão assumiu a braçadeira e fez uma partida segura, que resultou na vitória de virada por 2 a 1. Depois, deu lugar ao jovem no segundo tempo. Na entrevista coletiva, o técnico Renato Gaúcho justificou sua escolha pela experiência do jogador de 31 anos.

Aliás, a escolha de Renato não mudou drasticamente a forma de a equipe jogar ou desequilibrou-a. Quem destoou das apresentações nas últimas partidas foi Michel, que foi expulso aos 46 minutos da segunda etapa. Para o comandante, porém, o importante é manter o nível, mesmo que só possa escalar 11 em campo.

– Eu tenho um grupo em que não tenho titulares e reservas. A Fifa só deixa entrar 11 jogadores em campo. Optei pelo Macion e não o Arthur porque é uma Libertadores, ele é o capitão, uma liderança em campo, tem mais experiência. E também para segurar na bola aérea com o Michel. Se colocasse três cabeças de área, iam dizer que jogamos retrancados, esperando o jogo. E não é assim que meu time joga. Infelizmente, nós tomamos o gol. Mas tivemos tranquilidade para virar – comentou Renato.

Agora, o Tricolor aguarda o vencedor de Botafogo e Nacional-URU, que se enfrentam na quinta-feira. Os cariocas venceram a primeira partida por 1 a 0, no Uruguai. O treinador não escolhe adversário. Preferiu salientar a atenção da equipe para evitar o “oba-oba” da vantagem construída na Argentina.

– O mais importante é que o Grêmio fez a parte dele hoje. Alertei meu grupo na preleção. Muitos colegas de vocês (jornalistas) falavam que o Grêmio já estava classificado, o jogo era fácil. Nas oitavas de final da Libertadores, não tem jogo fácil. Hoje foi uma final de Copa do Mundo para o nosso adversário. Amanhã, tanto um quanto o outro. Seja brasileiro ou de fora, é sempre muito difícil. Agora deixa eles se matarem para ver quem vai enfrentar o Grêmio – acrescentou Renato.

Classificado para as quartas de final, o Grêmio só volta a atuar pela Libertadores em 12, 13 ou 14 de setembro. Aguarda o vencedor de Botafogo e Nacional-URU. Pela melhor campanha tricolor, o primeiro jogo será fora de casa. No domingo, o duelo é justamente contra o clube carioca, no Rio de Janeiro, pela 20ª rodada do Brasileirão.



Veja também