Renato elogia nova formação tática em vitória do Grêmio fora: “Deu certo”

Técnico avalia atuação em 3 a 1 sobre o Vitória com esquema 4-1-4-1 no Barradão

20 de julho de 2017 - Às 06:17
Foto: Maurícia da Mata/EC Vitória/Divulgação

Renato apostou e saiu vencedor. O técnico escalou o Grêmio com uma mudança tática na noite desta quarta-feira, no Barradão. E ganhou. Sem Luan, optou por reorganizar o meio-campo e viu o time responder bem no 3 a 1 sobre o Vitória, em mais um bom resultado longe de Porto Alegre. O treinador valorizou a mudança e um novo estilo de atuar.

O resultado levou o Grêmio à terceira vitória seguida na competição. Foi aos 31 pontos e segue na vice-liderança, em uma caça ao Corinthians, líder do Brasileirão. Apesar da mudança tática, Renato afirmou que o time tentou manter a característica de posse de bola, ainda que sem essencialmente a mesma possibilidade de trocar passes por conta do gramado.

– Quando deu para trabalhar, trabalhamos. O gramado é bastante duro, dificultou, nem sempre deu para valorizar, mas o mais importante é que criamos e fizemos três gols. Estão de parabéns, não é fácil mudar a equipe, mudamos um pouco o estilo. Apostei em um esquema e foi muito bem. Saímos daqui com mais três pontos e uma vitória. Vínhamos de três derrotas e viemos de três vitórias agora – disse Renato.

O Grêmio abriu o placar com Fernandinho em uma cobrança de falta – algo treinado pelo atacante no dia a dia. O gol cedo deu tranquilidade para o time e foi também citado pelo técnico tricolor justamente para posicionar a equipe no jogo. Na escalação, Maicon se posicionou à frente da defesa. Ramiro e Arthur jogaram em uma linha adiantada, como interiores, no 4-1-4-1. Fernandinho esteve aberto pelo lado direito e Pedro Rocha pela esquerda.

– Prevaleceu o conjunto. A equipe esteve muito bem, Fernandinho treina, não é surpresa fazer o gol. Foi com confiança, deu tranquilidade ao time logo no início. Mudamos a maneira de jogar devido às ausências, mas todos se comprometeram taticamente a fazer sua parte. Deu certo. Ramiro e Arthur jogaram fora das suas posições e fizeram gols. É porque a equipe está bem entrosada, consciente do que tem que ser feito em campo. Estão de parabéns – avaliou o técnico.

O Tricolor inicia deslocamento para Porto Alegre ainda de madrugada e tem chegada prevista no início da manhã. Os jogadores serão liberados e só voltam a treinar na sexta-feira. O próximo compromisso será contra o São Paulo, na segunda-feira, no Morumbi.



Veja também