Quem esperava um Renato Portaluppi inconformado com Rafael Traci, se enganou. A coletiva do técnico do Grêmio após o empate em 0 a 0 com o São Paulo não teve mudança no tom de voz. Pelo contrário. Serviu para elogiar a produção tricolor no Morumbi, mas abriu uma ideia ao debate sobre o uso do VAR no Brasileirão.

As decisões do árbitro Rafael Traci pautaram a entrevista coletiva do treinador, mas Renato evitou a polêmica. Afirmou que quem comentaria seria o vice de futebol, Paulo Luz.

O técnico estava disposto a falar sobre o desempenho gremista. Principalmente por ter aprovado o que o time apresentou durante os 90 minutos. Após um começo oscilante, os visitantes cresceram e se impuseram. Faltou a definição para sair com o resultado positivo.

– Não cabe falar da arbitragem. Tenho que falar da minha equipe, da grande atuação que tivemos aqui no Morumbi. Preparei uma atuação e deu certo. Nos perdemos só nos primeiros 10 minutos. Poderíamos sair daqui tranquilamente com a vitória. Dominamos praticamente 90%. Não aconteceu a vitória, mas estou satisfeito com o desempenho da minha equipe – exaltou.

Renato Portaluppi gostou do rendimento do time no Morumbi — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Renato Portaluppi gostou do rendimento do time no Morumbi — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Além de valorizar o grupo, o treinador tratou de sugerir uma pauta. Após o presidente da comissão de arbitragem da CBF, Leonardo Gaciba, participar do programa “Seleção SporTV” na semana, Renato pediu debate com os técnicos para que sejam tiradas dúvidas referentes à utilização do árbitro de vídeo.

– Nunca critiquei arbitragem. Vocês têm que entender o que o treinador fala. Minha crítica é construtiva. Eles mandam, são as autoridades. Por isso, precisam checar o VAR. Essa é minha bronca. O Brasil tem grandes árbitros. Se há o VAR, ele precisa ser usado. Gostaria de ter sete, oito, 10 treinadores em um programa ao vivo com o Gaciba. Ele explicaria e nós perguntaríamos – disse.

Com o resultado, o Grêmio soma 21 pontos e está em 10º no Brasileirão. Na próxima rodada, o Tricolor enfrenta o Athletico-PR. A partida será disputada no domingo, às 18h15, na Arena da Baixada.

Antes, no entanto, o time de Renato Portaluppi volta a concentrar forças na Libertadores. Na quinta, a equipe encerra a participação na fase de grupos diante do América de Cali. O Grêmio lidera o Grupo E com 10 pontos e já está classificado às oitavas de final.



Veja também