Foto: Wesley Santos / Agência PressDigital

Renato Portaluppi preserva seus titulares para a semifinal da Libertadores, prioridade máxima do Grêmio nesta reta final de ano. Mas não deixa de manifestar sua preocupação com a derrota por 4 a 3 da equipe reserva para o Sport, neste sábado, na Arena, pela 31ª rodada do Brasileirão. Em especial, após ver seu time de suplentes buscar o empate por duas vezes e, ainda assim, amargar um revés em casa.

Em entrevista coletiva depois da partida, o treinador elencou os erros infantis cometidos pelos gremistas como determinantes para o resultado. O segundo tempo causou mais alarme. Após ver o rival abrir 2 a 0, o Tricolor conseguiu buscar o empate, mas deixou o Sport reassumir a vantagem em duas oportunidades até fechar o 4 a 3. Renato ainda evitou reclamar do estado do gramado da Arena, replantado em alguns pontos após danos devido ao show da cantora Shakira.

– Juntando com os gols infantis que tomamos, a bola pune. Demos mole, e o Sport venceu uma patrida que a gente precisava de um resultado bom para não deixar o pessoal da frente se distanciar. O Sport teve bem menos oportunidades que a gente e aproveitou melhor. Não podemos dar desculpa que erramos passes no meio, não conseguimos criar e perdemos. Estava ruim para os dois times. Esperamos que terça-feira esteja melhor – disse o técnico, se referindo ao campo de jogo.

O resultado deste sábado distancia o Grêmio do G-4, principal objetivo da equipe no Brasileirão. Após vencer o Vitória fora de casa, o São Paulo, atual quarto colocado, abriu quatro pontos de vantagem. Não à toa, Renato cobra seus comandados para dar “um passo de cada vez” nesta reta final de temporada.

– É esse discurso que tenho falado com o grupo. A gente precisava somar pontos dentro de casa. O Grêmio vai muito bem na Libertadores, mas ninguém garante que vai ganhar. Podemos acabar sem. Esse descuido de hoje não pode acontecer. O adversário ganhar jogando bem é uma coisa. Como aconteceram os gols é que não pode. É um passo de cada vez, a gente precisa pontuar no Brasileiro – ressalta.

Com a derrota, o Grêmio segue na quinta colocação, com 52 pontos e a quatro do São Paulo, primeiro integrante do G-4. Agora, respira com ainda mais intensidade o jogo da volta da semifinal da Libertadores. O Tricolor recebe o River Plate na Arena nesta terça-feira, às 21h45, e joga por um empate para ir à final – na ida, venceu por 1 a 0 no Monumental de Nuñez. Pelo Nacional, a equipe encara o Atlético-MG no próximo sábado, às 17h, no Independência, na 32ª rodada.



Veja também