A vitória por 2 a 0 sobre o Caxias na noite desta quarta-feira fez o Grêmio dar um passo importante rumo ao tricampeonato do Gauchão. Renato Portaluppi vibrou com o resultado construído no Estádio Centenário, mas assegura que o foco será idêntico para confirmar a taça na Arena, no próximo domingo.

Já no início da madrugada desta quinta, o ícone tricolor concedeu entrevista virtual em decorrência da pandemia. Para o treinador, o gol de Pepê, logo aos sete minutos de jogo, deu maior tranquilidade. O Caxias precisou buscar o resultado e deu espaço ao Grêmio, que definiu a vitória com golaço de Everton, na parte final da partida.

– (Gol cedo) Facilita porque você quebra qualquer esquema. Ainda mais em uma final na casa do adversário. Dá uma tranquilidade maior porque o adversário precisa sair mais para o jogo. Apertamos um pouco mais no segundo tempo, fizemos o gol que nos dá a vantagem. Mas o Caxias é um time chato, faz bastante cera, valoriza a bola parada – afirmou.

Renato Portaluppi está próximo de mais uma taça — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

Renato Portaluppi está próximo de mais uma taça — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

Renato elogiou a equipe de Rafael Lacerda. Ainda citou que cobrou o grupo para não cometer falta que resultasse algum perigo. Em uma delas, Ivan mandou para o fundo das redes, mas o gol acabou anulado após a revisão do VAR pela posição irregular de Bruno Ré.

– Sabíamos que jogariam por uma bola. Alertei para não fazer falta desnecessária. Saiu aquele gol, mas estava impedido. O Caxias sempre deu trabalho, é bem dirigido e tem uma equipe boa. Temos uma vantagem, mas não está nada definido. Eles terão nosso respeito. É uma vantagem, mas a concentração e foco serão os mesmos. O pensamento na partida será que está 0 a 0 – ponderou.

A concentração parece ser o segredo para confirmar o título. Renato reconheceu que o placar construído aproxima o Grêmio de mais uma conquista e traz uma maior tranquilidade. Mas o trabalho será como se fosse o início da decisão.

– Em uma final, qualquer vantagem é vantagem. Você jogar pelo empate já é uma grande vantagem. Com dois gols, leva uma grande vantagem. Ainda mais por jogar em casa, mas não está nada definido. O Caxias sempre nos deu trabalho, como hoje. Ainda não conseguimos o título. Temos mais 90 minutos pela frente – destacou.

Com o resultado, o Grêmio pode até perder por um gol de diferença que será tricampeão do Gauchão. A partida de volta ocorrerá neste domingo, na Arena, às 16h.



Veja também