Foto: Eduardo Moura

O Grêmio até não fez má partida diante do Cruzeiro-RS, no último sábado, mas saiu derrotado da Arena. Na noite desta quarta-feira, diante do Brasil, a mesma história se desenhou no primeiro tempo, com o revés parcial por 1 a 0. Mas a cobrança do técnico Renato Gaúcho no intervalo surtiu efeito, a equipe virou o placar e chegou à vitória por 2 a 1, a primeira do ano. Tudo graças à atitude, de acordo com o comandante.

A primeira etapa gremista contra o Xavante não agradou ao treinador. Da mesma forma, aos torcedores – um burburinho de vaias foi ouvido na Arena após o apito do árbitro para o intervalo. Contudo, Portaluppi reforçou três palavras para definir o resultado em favor do Tricolor: foco, concentração e atitude.

– Você precisa ter atitude. Antes de começar o campeonato, falei das dificuldades que íamos enfrentar pela falta de ritmo e porque todos iam querer vencer o Grêmio. Você não pode esperar as coisas, tem que fazer elas acontecerem. Pegamos hoje uma equipe muito bem treinada pelo Clemer. O mais importante é a gente ficar focado. Foco, concentração e atitude. Aí o Grêmio cresceu no segundo tempo. Mas tem que ser assim desde o primeiro – destacou Renato em entrevista coletiva.

Para o técnico gremista, ainda há muito a evoluir neste começo de temporada. Pudera. Esta foi apenas a segunda do time principal no Gauchão e, na próxima semana, já tem pela frente o primeiro jogo da Recopa, contra o Independiente, na Argentina. A falta de tempo para preparar a equipe, aliás, foi alvo de críticas por Renato.

– Conseguimos a vitória importante para a tabela do Campeonato Gaúcho e também pela proximidade de uma disputa de título. Mas já disse que vamos estar melhores no quinto, sexto jogo. É o que digo: o Grêmio foi campeão da Libertadores, foi para o Mundial, e o que ganhou? Os titulares não puderam jogar por falta de tempo. Só tivemos prejuízo. Peço paciência ao torcedor, que está entendendo. Tem muito o que melhorar, em todos os sentidos. Mas isso vai acontecer no decorrer dos jogos – declarou.

O Grêmio volta a atuar na próxima quarta-feira, dia 14, mas pela Recopa, contra o Independiente, na Argentina – a viagem para Buenos Aires ocorre no início da tarde de segunda-feira. No Gauchão, o próximo compromisso será no dia 17, contra o Veranópolis, no Antônio David Farina, provavelmente com reservas.



Veja também