
O retorno ao Rio de Janeiro colocou, claro, Renato Gaúcho no centro das atenções antes, durante e depois da derrota do Grêmio para o Flamengo, na noite desta quarta-feira, às 21h45, no Maracanã. O treinador gremista foi questionado sobre a relação com o Rubro-Negro, os flamenguistas e também a possibilidade de estar no clube carioca em 2019. Mas o ex-atacante driblou as perguntas e ainda, de quebra, disse que “precisava de férias”.
A associação de Renato com o Flamengo é até natural. Mais de uma vez, o ídolo do Grêmio disse ser seu “sonho” comandar o clube no qual também já atuou. Além disso, em abril, o Flamengo fez duas propostas para ter o treinador – ambas recusadas. Ao ser questionado se tinha sido procurado por outros clubes neste momento do ano, além da negociação com o Tricolor, apenas se esquivou.
– O que posso falar é que tenho conversado com o presidente do Grêmio sobre a minha renovação de contrato. O Grêmio é sempre em primeiro lugar, tenho respeito ao presidente, torcida, os jogadores. A preferência é sempre do Grêmio, por isso estamos conversando, trocando ideias. Se qualquer outro clube procurou, deixa assim – disse, na última resposta da entrevista coletiva.
Durante a coletiva, Renato voltou a falar do “sonho” de comandar o Flamengo, mas sem estipular datas. Disse que “uma hora vai chegar”.
– Qualquer jogador gostaria de jogar no Flamengo, como qualquer treinador gostaria de treinador o Flamengo. Mas o Grêmio é muito grande, tem uma torcida imensa, são dois grandes clubes, com grandes jogadores, ganham muitos campeonatos. Dão alegrias para as torcidas. Treinar o Flamengo era um sonho, como de treinar o Grêmio também, me criei no Grêmio. Fico feliz por ter realizado o sonho de treinar o Grêmio, continuo e tenho o sonho de treinar o Flamengo. Quando vai ser, não sei, mas sei que vai chegar – ressalta.
“Fico feliz por ter realizado o sonho de treinar o Grêmio, continuo e tenho o sonho de treinar o Flamengo. Quando vai ser, não sei, mas sei que vai chegar”
O treinador também foi perguntado sobre o carinho dos torcedores do Flamengo na chegada ao Maracanã e até na beira do gramado. Repetiu também que no momento o mais importante é colocar o Grêmio no G-4 do Brasileirão e não a discussão sobre a renovação de contrato para 2019. Os dirigentes gremistas se mantêm otimistas sobre a possibilidade de permanência.
– Sou uma pessoa extrovertida, alegre, de bem com a vida sempre. Trato todo mundo igual, seja torcedor do Flamengo ou outra equipe. Lógico que tenho um carinho especial pela torcida do Flamengo, mas estou muito feliz no Grêmio, sou gremista, todo mundo sabe, não preciso ficar falando. Estou feliz, faltam duas rodadas para terminar o campeonato e eu preciso de férias. Tenho conversado com o presidente, trocado ideias. As coisas estão andando – completou Renato.
Ao reforçar que tem o sonho de treinar o Flamengo, Renato também lembrou que tinha o sonho de comandar o Grêmio, clube do coração e que conquistou os principais títulos como jogador. E o assunto da relação com o Flamengo pode se manter, já que Renato e o grupo permanecem no Rio de Janeiro até sábado, quando viajam para Salvador, local do jogo com o Vitória, no domingo. Tempo para trabalhar, mas também para rever amigos e aproveitar a casa.