Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

Renato aproveitou sua entrevista coletiva após a derrota no Gre-Nal 429 para o Inter por 2 a 1, neste domingo, no Beira-Rio, para criticar a arbitragem. Indignado com a arbitragem no clássico, o técnico do Grêmio disse que as decisões “avacalharam” o campeonato ameaçou colocar o time de transição (sub-23) do clube para disputar o restante do Brasileirão.

A bronca de Renato tem origem em dois lances. Primeiro na disputa de Nonato com Ferreira, que caiu na área do Inter e o árbitro Luiz Flávio, após ouvir o VAR, mandou o jogo seguir. Já no último lance do clássico, a bola bateu na mão de Kannemann e o juiz deu o pênalti. Ele foi novamente alertado pelo VAR e manteve sua decisão. Edenilson converteu a penalidade e decretou a derrota gremista.

– A pressão no final do jogo é uma coisa normal. O que não pode ser normal foi o que aconteceu no pênalti em cima do Ferreira e o pênalti dado a favor do Inter, no braço do Kannemann. Pelo jeito tem gente que não quer que o Grêmio chegue, que sim outro clube grande chegue. Hoje aqui foi inadmissível. Minha bronca com o árbitro é só uma: por que o árbitro não vai ao VAR? – questionou.

Indignado com as ações da arbitragem, Renato aumentou suas críticas e chegou a ameaçar colocar o time sub-23 para disputar as rodadas que restam do Brasileirão. Um claro sinal de protesto contra, na sua visão, os erros dos árbitros na competição.

– Eu fui criticado, o Grêmio por não querer nada com o Brasileiro. Isso nunca houve. Eu pergunto: temos que continuar disputando o Brasileiro? Se queriam avacalhar o Brasileiro, conseguiram. Se o presidente autorizar, vou colocar a transição para jogar o resto do Brasileiro e a gente se prepara para a final da Copa do Brasil. Só o presidente dar o ok. Para ver isso aí, é melhor ficar treinando – sugeriu.

Com a derrota no Gre-Nal, o Grêmio permanece na sexta colocação na tabela, com 56 pontos, e praticamente dá adeus a qualquer chance de título. O elenco do time principal do Grêmio se reapresenta na tarde desta segunda-feira, no CT Luiz Carvalho e inicia a preparação para a partida atrasada pela 23ª rodada, diante do Flamengo, às 20h da próxima quinta-feira, na Arena.



Veja também