A história da derrota do Grêmio para o Santos se resumiu no (curioso) gol da virada, quando os jogadores do Tricolor abandonaram a jogada achando que a bola havia saído. O lance rendeu críticas ao elenco pelo treinador, que condicionou uma possível folga na próxima data Fifa ao rendimento da equipe.

O puxão de orelha aconteceu logo depois da partida, ainda no vestiário da Vila Belmiro. E não vai parar por aí. Renato deixou claro na entrevista coletiva que as cobranças vão seguir ao longo da semana, nos treinos em Porto Alegre.

No próximo mês, entre os dias 4 e 12 de setembro, o Brasileirão vai parar por conta da data Fifa. A seleção brasileira terá dois jogos pelas Eliminatórias da próxima Copa do Mundo. Nesse período, é possível que os jogadores ganhem folga, mas a depender do que apresentarem em campo.

– Estou muito chateado pelo segundo gol que tomamos. Eles (jogadores) vão ouvir muito a semana toda. Assim como sou cobrado, cobro eles. Não vão ter paz. Vai ter a parada da data Fifa. Prestem atenção. Querem folga? Estejam lá em cima na tabela. Eu não vou pro Rio de Janeiro, mas vocês também não vão pra lugar nenhum. Parem de dar mole – cobrou.

Renato Portaluppi em derrota do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Renato Portaluppi em derrota do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Apenas com o Campeonato Brasileiro a ser disputado no resto da temporada, é normal ver o técnico conceder dois dias de folga, por exemplo, ao grupo de jogadores em um período maior sem partidas. Essa é uma possibilidade no próximo mês.

Quando isso acontece, é corriqueiro o técnico aproveitar a folga no Rio de Janeiro, cidade onde mora. A iniciativa de dar um descanso aos atletas após vitórias é normal com o treinador, faz parte da sua filosofia e da maneira que faz a gerência do grupo.

Renato, por sua vez, também foi expulso contra o Santos e não vai poder ficar na beira do campo na próxima rodada do Brasileirão. Quem vai exercer essa função será seu auxiliar, Alexandre Mendes.

Os jogadores se reapresentam na manhã desta terça-feira para iniciar a preparação para o duelo de Cruzeiro, no final de semana. O Grêmio recebe a Raposa em casa, no domingo, às 16h, pela 21ª rodada da competição.



Veja também