Foto: Eduardo Deconto

Pouco mais de um mês após a reapresentação do grupo para o início de trabalhos, o Grêmio já se depara com a primeira decisão do ano, a Recopa Sul-Americana. Nesta quarta-feira, às 21h45, o Tricolor encara o Independiente, na Arena, pelo jogo da volta que pode lhe render a taça continental. E chega para a partida emblemática, repleta de elementos de peso, distante do “100%”, como o próprio Renato Portaluppi faz questão de reiterar.

Na entrevista coletiva desta terça-feira, véspera da decisão, o treinador incorreu em seu discurso de que o Grêmio “paga” por ter disputado o Mundial em Abu Dhabi, em dezembro, por ter tempo exíguo de preparação. Em sua fala, chegou a citar o Corinthians, de Fábio Carille, que ainda procura a formação ideal mesmo ao ter se apresentado dia 3 de janeiro. Ainda assim, o técnico gremista mantém a confiança na conquista do título – que pode ser o terceiro em três anos de clube – ao citar a camisa do clube, que conhece tão bem.

– É lógico que nosso grupo não está 100% na parte física, técnica, tática. As coisas estão aí para as pessoas enxergrarem. Ontem, o Carille falava do Corinthians, que se reapresentou dia 3 e ainda tá buscando a melhor formação. O Grêmio voltou depois, está disputando um título, e as pessoas querem comparar. Nós sabemos que não estamos 100%. Mas é o Grêmio. É meu grupo. É confiar no trabalho. Vamos ter apoio de 50 mil pessoas. Vamos em busca desse título. Mesmo sabendo que não estamos 100% – disse o treinador.

Ao seu estilo, Renato evitou confirmar a formação que iniciará a partida – a principal indefinição recai sobre a presença de Alisson no time titular – e reiterou a qualidade do adversário desta quara-feira. De acordo com o técnico, o 1 a 1 conquistado na Argentina dá plenas condições de o Tricolor erguer a taça, mesmo contra um rival que já está na ativa há mais tempo na temporada e que bateu o Flamengo na final da Sul-Americana do ano passado.

– É a Recopa. É o torneio dos campeões. Verdade é essa. O Independiente venceu o Flamengo em pleno Maracanã. Eu falei para o meu grupo. Você ser campeão de qualquer campeonato é muito difícil. Só quem vive aqui dentro sabe o quanto é difícil ser campeão. O Grêmio conquistou o tri da Libertadores. É muita coisa. É muito difícil. O Independiente conquistou a Sul-Americana, que é muito difícil. Se as duas foram campeãs, é porque as duas merecem disputar esse título. Convoco o torcedor para que lote a Arena. Tem que incentivar da mesma forma que a gente sofre muito – afirma

Grêmio e Independiente se enfrentam nesta quarta-feira, às 21h45, na Arena, pelo jogo de volta da Recopa Sul-Americana. Após o empate em 1 a 1 na ida, na Argentina, o Tricolor precisa de uma vitória simples para ficar com a taça – a terceira em três anos. Um novo empate leva a decisão para a prorrogação.



Veja também