Foto: Eduardo Deconto

A influência da final da Libertadores no planejamento do Grêmio é tamanha que faz Renato Portaluppi ir além da estratégia de escalar formação reserva para o duelo com o Santos neste domingo, às 19h, na Vila Belmiro pela 36ª rodada do Brasileirão. A menos de uma semana do jogo de ida da decisão contra o Lanús, na próxima quarta-feira, às 21h45, na Arena, o treinador preservará não só seus 11 titulares, mas até o trio Léo Moura, Michel e Everton da partida.

O treinador revelou as ausências após a entrevista coletiva desta sexta-feira, no CT Luiz Carvalho. E ainda tratou de explicar as baixas. Com a vaga na fase de grupos da Libertadores de 2018 já assegurada via Campeonato Brasileiro, o técnico evita correr riscos desnecessários com peças-chave de seu elenco. São os casos do lateral-direito de 39 anos, do volante, que se recuperou recentemente de uma artroscopia, e do atacante, o jogador que mais atuou no ano pelo clube.

– É o que vai acontecer. Vão ficar uns 14, 15 jogadores. Eles vão ficar. Estão com ritmo de jogo. E seria um risco muito grande colocá-los para jogar contra o Santos. São jogadores que não têm necessidade de atuar. Estão com ritmo de jogo – afirma o treinador.

Sem três de seus reservas de luxo, Renato aproveitará a partida contra o Santos para dar ritmo de jogo a jogadores que atuaram pouco na temporada, como Jael e Cristian. O jogo deste domingo serve ainda para o treinador observar as peças que tem à disposição no grupo para compor o banco com sete jogadores diante do Lanús.

– Domingo é para dar ritmo para o Cristian e para o Jael, jogadores que precisam jogar e buscar ainda mais o ritmo de jogo. Ainda tenho uma ou outra dúvida para o banco. Aí, vai depender dos jogadores. Tem 20 e poucos jogadores inscritos. Eu só posso levar sete. É o que falo para eles. Vocês aproveitam a oportunidade. Não estarei lá, mas estarei de olho. É mostrar que está querendo – ressalta.

O Grêmio faz um último treinamento em Porto Alegre neste sábado pela manhã e embarca rumo a Santos à tarde, sem a presença de Renato Portaluppi na delegação. Tricolor e Peixe se enfrentam às 19h do domingo, na Vila Belmiro, pela 36ª rodada do Brasileirão. Com a vaga direta à fase de grupos já garantida, os gremistas ocupam a vice-liderança da competição, com 61 pontos.



Veja também