Carlos Macedo / Agencia RBS

O Grêmio chegou ao quarto empate em oito jogos no Brasileirão após ficar no 0 a 0 com o Fluminense na noite de quarta-feira. E todas as igualdades têm o mesmo desenrolar: domínio e dificuldade em superar equipes retraídas – os placares ficaram em branco também contra Atlético-PR, Inter e Paraná. Segundo o técnico Renato Gaúcho, apenas um jogador “com característica de Messi” teria o poder de furar tais bloqueios, mas este não existe no Brasil.

Hoje em dia, no atual elenco tricolor, quem mais varia o repertório além da troca de passes constante são Luan e Everton. Mas o primeiro precisa se movimentar a todo momento para receber a bola e tentar encontrar algum companheiro em condições de finalizar. O segundo tem sido o destaque da temporada pela qualidade de ir para cima dos adversários, mas costuma ficar atrelado ao lado do campo.

– Como se abre uma defesa adversária? Quando se tem um jogador com as características do Messi. No momento em que dribla um adversário, de mano, obriga outro a sair na cobertura. Nós não temos esse jogador por dentro, o Brasil não tem, a Seleção não tem. Por fora, temos o Neymar. Os pouquíssimos que têm estão empregados e não vão sair dos seus clubes – comentou Renato em entrevista coletiva.

Apesar da carência no elenco, o Grêmio ainda não fala abertamente em reforços para o setor ofensivo. O diretor de futebol Alberto Guerra limitou-se a dizer que o clube analisa o mercado para tentar aumentar as opções de Portaluppi. Porém, não dá “certeza” de um negócio próximo do desfecho.

– Estamos analisando o mercado. O importante é tentar não trazer mais do mesmo, trazer alguém que possa nos ajudar. O Grêmio tem um grupo grande, qualificado. A gente tem que ser responsável, que é a característica da direção. Hoje em dia, qualquer jogador custa muito caro. Estamos atentos a carências, ao que o Renato pede, ao que vem acontecendo para tentar encaixar eventual contratação – comentou.

Depois de lamentar mais um empate na Arena, o Grêmio se reapresenta na tarde desta quinta-feira e já pensa no Bahia. As duas equipes se enfrentam no domingo, às 16h, na Arena Fonte Nova. Com o empate, o Tricolor caiu para a oitava colocação no Brasileirão, com 13 pontos.



Veja também