O Grêmio estará ao menos na fase preliminar da Libertadores em 2021. A vitória por 1 a 0 sobre o Athletico, na noite deste domingo, na Arena, veio após uma melhora substancial depois do intervalo e três substituições efetuadas pelo técnico Renato Portaluppi. O comandante valorizou a vaga conquistada apesar do primeiro tempo ruim.

Com a vitória, o Grêmio chegou a 59 pontos e está na sexta colocação do Brasileirão. Não pode mais ser alcançado pelo Santos, o oitavo colocado. Se vencer o Bragantino, na última rodada, o Tricolor ainda pode buscar a quinta colocação, atualmente do Fluminense, se os cariocas perderem para o Fortaleza.

— Mais importante foi que o Grêmio consegue, desde 2016 e hoje mais uma vez, estar na Libertadores. O nosso objetivo era esse. Lógico que temos a chance de entrar direto na fase de grupos pela Copa do Brasil, mas o mais importante é que carimbamos o passaporte mais uma vez — comemorou Renato.

Renato, Grêmio x Athletico-PR — Foto: Lucas Uebel/Grêmio Divulgação

Renato, Grêmio x Athletico-PR — Foto: Lucas Uebel/Grêmio Divulgação

O gol saiu dos pés de Thaciano, um dos jogadores colocados por Renato no intervalo, e após tentativa de Churín, que havia entrado minutos antes também pelas mãos do treinador. O Grêmio desde 2016 está presente na disputa da Libertadores.

— Não gostei do primeiro tempo, aceitamos muito o Athletico jogar, demos muito espaço a eles. Não costumo fazer, mas procurei mudar, colocar uma equipe mais veloz. Melhoramos, lógico que importante foi o gol que o Thaciano, fez com que a gente vencesse. A cada partida, temos sempre vários jogadores diferentes, entrosamento não é o mesmo, alguns caem de rendimento por isso. Mas melhoramos no segundo tempo, conseguimos o objetivo como falei, a classificação para a Libertadores — completou o treinador.

O elenco gremista volta a treinar nesta segunda-feira. Na quarta, viaja para Bragança Paulista para o duelo com o Bragantino, na quinta, na última rodada do Brasileirão. O Grêmio deve ter uma equipe reserva nesta partida.



Veja também