Remodelado, Grêmio reencontra Ypiranga em decisão com apenas dois titulares da final do Gauchão

Times decidiram o estadual em 2022, e Tricolor tinha somente Bruno Alves e Bitello como titulares que se mantêm na equipe com Renato Portaluppi

19 de março de 2023 - Às 10:12

O Grêmio que encara o Ypiranga neste domingo, pela ida das semifinais do Gauchão, é um time totalmente distinto do que esteve em campo no confronto entre as equipes na decisão do último estadual. Uma comprovação da ideia de reformulação do elenco imposta pela nova direção para 2023.

Os clubes até já se enfrentaram neste estadual, na última rodada da fase inicial, mas ambos foram a campo no Colosso da Lagoa com times totalmente reservas. Nem mesmo os dois técnicos estiveram à beira do gramado.

Da escalação que o técnico Roger Machado colocou na Arena em 2 de abril, no jogo de volta da final, apenas dois jogadores são considerados titulares de Renato Portaluppi atualmente, menos de um ano depois. O zagueiro Bruno Alves e o meia Bitello são os únicos que mantêm seu lugar no time.

Vale ressaltar que Geromel também era titular na ocasião, mas sofreu lesão no joelho esquerdo no início deste ano. Em recuperação, o capitão ainda segue indisponível. Os outros 10 titulares, considerando a equipe ideal de Renato, são diferentes da última partida diante do Canarinho.

Elenco do Grêmio passou por reformulação para 2023 — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Elenco do Grêmio passou por reformulação para 2023 — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

De fato, a temporada passada findou com uma nova diretoria no horizonte e o plano traçado por uma nova imagem da equipe. No total, 11 jogadores foram contratados. Destes, sete têm sido titulares do “novo Grêmio”: Fábio, Reinaldo, Carballo, Pepê, Vina, Cristaldo e Suárez.

Em contrapartida, Diogo Barbosa, Villasanti, Lucas Silva e Ferreira começaram a última final do Gauchão e hoje são reservas. Além deles, Brenno também saiu do time para entrada de Adriel, que já era do elenco e teve ascensão nesta temporada.

Já Rodrigues, então lateral-direito, e Elias deixaram o clube para times da MLS ainda em 2022. Neste ano, Campaz também foi negociado, por empréstimo ao Rosário Central, da Argentina.

Time da final do Gauchão 2022 x Provável time neste domingo:

Brenno (reserva)Adriel
Rodrigues (deixou o clube)Fábio
Bruno AlvesBruno Alves
Geromel (lesionado)Kannemann
Diogo Barbosa (reserva)Reinaldo
Villasanti (reserva)Carballo
Lucas Silva (reserva)Pepê
BitelloBitello
Campaz (deixou o clube)Cristaldo
Ferreira (reserva)Vina
Elias (deixou o clube)Suárez

Apesar de um time totalmente novo, o Grêmio acumula bons resultados no início de temporada e começa a apresentar futebol “bonito”, como já elogiou Renato. Após 13 partidas, o Tricolor segue invicto, com 11 vitórias e dois empates, classificado com sobras na fase inicial do Gauchão e com vaga na terceira etapa da Copa do Brasil.

A liderança no estadual permite ao time jogar as partidas decisivas na Arena na semi e na final, se chegar até lá. O duelo de ida, no reencontro com o Ypiranga, acontece às 16h deste domingo, no Colosso da Lagoa. A volta será no sábado seguinte, às 16h30, em Porto Alegre.

Rodrigues, Geromel e Campaz na final do Gauchão 2022 entre Grêmio x Ypiranga — Foto: Agif

Rodrigues, Geromel e Campaz na final do Gauchão 2022 entre Grêmio x Ypiranga — Foto: Agif



Veja também