O Grêmio inicia a segunda metade da Série B com elenco reforçado. Três dias depois da reabertura da janela de transferências, o volante Lucas Leiva, o meia Thaciano e o atacante Guilherme foram regularizados e estão aptos para atuar. Automaticamente, tornam-se opções para o técnico Roger Machado, que ganha alternativas para montar o time.

O comandante gremista, no entanto, adota tom de cautela e também de justiça para escalar a equipe, ao menos num primeiro momento. O treinador destaca e valoriza o encaixe atual, em especial o setor de meio-campo, que conduz o Grêmio a uma campanha de G-4, apesar dos percalços.

Mesmo com a expectativa pela reestreia de Lucas Leiva, de volta ao clube após 15 anos, não será surpresa ver o volante no banco de reservas contra a Ponte Preta neste sábado. Vale o mesmo para os outros dois reforços. É esperado público recorde na Arena nesta Série B.

Começou elevando o nível de treino. Quando eleva o nível de competitividade a partir do treino, que está entre os 11, percebe que tem mais três para disputar vaga de titular. Quem está no banco e entrando, percebe que daqui a pouco vai ter três vagas a menos no banco.

— Roger Machado

Roger Machado, técnico do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Roger Machado, técnico do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

As esperadas mudanças aconteceriam justamente no momento em que Roger deu sequência a um modelo de jogo e a uma ideia de time. O esquema com o meia articulador se mantém há cinco jogos. Campaz recebeu elogios de Roger e do presidente Romildo Bolzan após a vitória sobre o Tombense.

Nas últimas três partidas, Ferreira retornou ao time titular e teve a companhia de Biel, deslocado para o lado direito. O meia-atacante, ex-Fluminense, soma cinco assistências na série B. Mais atrás, Villasanti e Bitello, os dois líderes em desarmes da equipe, formam uma dupla de volantes entrosada.

— Acho que nesse momento, com a subida que estamos tendo, com equilíbrio da equipe, os jogadores devem entrar aos poucos. As peças se encaixaram bem. O muito bom disso é ter alternativas diferentes para colocar em campo nas substituições que temos feito — disse o treinador após empate contra o Brusque, na última terça-feira.

O treino desta sexta-feira, o último antes de encarar a Ponte Preta, será decisivo para Roger tomar uma decisão em relação ao time titular. Se optar por Lucas Leiva desde o início, Villasanti, Campaz e Biel correm risco de perder posição. Bitello, Ferreira e Diego Souza, por ora, não saem do time.

Provável Grêmio: Gabriel Grando; Rodrigo Ferreira, Geromel, Bruno Alves e Nicolas; Villasanti (Lucas Leiva), Bitello e Campaz; Biel, Ferreira e Diego Souza

Grêmio e Ponte Preta se enfrentam no sábado, às 16h30, na Arena, pela 20ª rodada da série B. O Tricolor é o quarto colocado com 33 pontos, enquanto o clube de Campinas ocupa a 14ª posição com 22 pontos. No primeiro turno, as equipes empataram por 0 a 0 no Moisés Lucarelli.



Veja também