Eduardo Moura

Enquanto o rival precisa entrar em campo logo mais nesta terça-feira, o Grêmio se prepara exclusivamente para o clássico Gre-Nal do próximo sábado, no Beira-Rio. O elenco agrega quatro “reforços” e abre a possibilidade de mudanças para o duelo válido pela semifinal do primeiro turno do Gauchão.

Entre os jogadores que defenderam a seleção olímpica, Matheus Henrique, Pepê e o reforço Caio Henrique podem aparecer. Na defesa, Kannemann tem chance de retomar a vaga como titular após recuperar-se de problema no pé esquerdo.

Ou seja, é possível que ocorram até quatro trocas em relação ao time que perdeu para o Aimoré, no domingo (confira na imagem abaixo).

— Vai jogar quem mostrar em campo. São opções. Vou ter problema de lesão, cartão e nem sempre jogarão os mesmos. Jogador que se escala — disse Renato na semana passada.

Provável Grêmio e opções para o Gre-Nal — Foto: Arte / GloboEsporte.com

Provável Grêmio e opções para o Gre-Nal — Foto: Arte / GloboEsporte.com

Matheus Henrique “estreia”

A volta mais garantida é de Matheus Henrique. Titular desde o ano passado, o volante tem entrosamento mais do que em dia com Maicon, o que mandará Lucas Silva para o banco de reservas.

Um dos nomes mais destacados da Seleção no Pré-Olímpico, Matheus inclusive brincou em entrevista ao Seleção SporTV que pediu folga para o técnico Renato Gaúcho, mas não levou.

– Sofremos bastante pressão no Pré-Olímpico e agora, saindo da Seleção, chego no clube e já tem outra pressão, que é esse clássico, um dos maiores do mundo. Estarei apto, sim. O Renato me negou a folga – escontraiu o jovem.

Matheus Henrique no jogo contra o Paraguai — Foto: Ernesto Guzmán Jr/EFE

Matheus Henrique no jogo contra o Paraguai — Foto: Ernesto Guzmán Jr/EFE

Disputa aberta na esquerda

Caio Henrique foi contratado após destacar-se no Fluminense em 2019. Na Seleção, chegou a perder a posição para Iago, mas voltou a ser titular justamente na vitória sobre a Argentina, quando o Brasil garantiu a vaga para Tóquio.

– O ano de 2019 foi muito importante para mim. Consegui me firmar num grande clube do futebol brasileiro, tive o reconhecimento ao ser convocado para os jogos da Seleção Sub-23 e isso tudo foi muito gratificante. Espero em 2020 poder melhorar ainda mais no Grêmio e ajudar o clube na disputa dos títulos ao longo da temporada – afirma o jogador via assessoria de imprensa.

Caio Henrique em ação no jogo contra a Argentina — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Caio Henrique em ação no jogo contra a Argentina — Foto: Lucas Figueiredo/CBF

Ao desembarcar em Porto Alegre no fim da manhã desta terça, entra em uma disputa ferrenha com Bruno Cortez. O lateral-esquerdo titular não é ameaçado na vaga desde 2017. Após a derrota para o Aimoré, porém, Renato Gaúcho citou a má atuação de Cortez, que foi substituído no segundo tempo, algo incomum.

Por outro lado, pesa contra a titularidade de Caio o pouco tempo de trabalho com os titulares. Toda a movimentação defensiva, especialmente, poderia ter algum prejuízo pela sintonia ainda por afinar nos treinamentos.

Pepê e o novo status

Vice-artilheiro do Grêmio em 2019, Pepê passa a ser uma sombra para Alisson no lado direito de ataque. No Pré-Olímpico, anotou três gols, o segundo na lista de goleadores da Seleção. O bom momento faz a torcida pedir o garoto desde o início.

Pepê fez três gols no Pré-Olímpico — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

Pepê fez três gols no Pré-Olímpico — Foto: Lucas Figueiredo / CBF

A tendência, no entanto, é Pepê ficar no banco como arma do Grêmio para o segundo tempo. Pesa também a favor de Alisson as boas atuações recentes e sua capacidade de ajudar na armação do time.

Mas Renato já deixou claro que Pepê pode entrar no time inclusive com a saída de outros nomes, com Everton mais perto do gol adversário.

Volta de Kannemann

Outra novidade deve ser o retorno de Walter Kannemann na defesa. Conforme o preparador físico Márcio Meira, a tendência é que o argentino trabalhe com bola nesta semana.

Assim, o zagueiro pode retomar o posto que tem sido ocupado por Paulo Miranda ao lado de David Braz. Geromel ainda não tem condições de atuar depois de cirurgia no joelho direito.

O Grêmio treina na tarde desta terça-feira, no CT Luiz Carvalho, e começa a trabalhar a equipe para o clássico do fim de semana.



Veja também