O Grêmio que iniciará a disputa do Gauchão de 2018 estará completo na tarde desta sexta-feira. A outra metade do grupo de transição se apresenta às 15h no CT Luiz Carvalho, em Porto Alegre, para se juntar aos outros 13 jovens que treinam desde o fim de dezembro (veja a lista abaixo). Além de nomes mais conhecidos da torcida, como Jean Pyerre e Patrick, o meia-atacante Thaciano, único reforço anunciado até o momento, e o meia Douglas, em recuperação de lesão no joelho, serão as novidades.

Patrick e Jean Pyerre lideram grupo que se apresenta nesta sexta (Foto: Lucas Uebel/Grêmio)

O grupo principal continua em férias até o dia 18. O período de descanso prolongado ocorre devido ao fim de ano com o vice-campeonato do Mundial de Clubes. Assim, a temporada da equipe que enfrentou o Real Madrid terminou mais tarde. Já o atacante Alisson e o zagueiro Paulo Miranda, contratados mas não anunciados, podem ser apresentados com a camisa tricolor.

O Grêmio não divulgou a lista dos atletas que ficarão à disposição do técnico César Bueno, substituto de Renato Gaúcho no começo de 2018. Os goleiros Bruno Grassi e Leo, os meio-campistas Patrick, Jean Pyerre e Machado e os atacantes Dionathã e Lucas Poletto devem comparecer no centro de treinamentos nesta sexta.

Outros atletas que enfrentaram o Atlético-MG na última rodada do Brasileirão, com derrota por 4 a 3, no Independência, podem figurar. Entre eles, Matheuzinho, Pepê, Vico e Conrado. Raul e Batista foram emprestados, ao passo que Emanuel, Ericson e Lucas Araújo disputam a Copa São Paulo de Futebol Júnior. Já o atacante Guilherme, que voltaria do Botafogo, foi cedido para a Chapecoense.

– Basicamente, vai ser aquele grupo que fez o jogo contra o Atlético-MG. Também vai depender muito de como vão se apresentar os emprestados. Se pensar que este time poderia estar jogando a Copa São Paulo, o objetivo é gerar resultado técnico e até de investimento futuro para o clube – comentou César Bueno.

Douglas esteve prestes a voltar em outubro, mas sentiu novo problema no joelho (Foto: Reprodução / RBS TV)

A estes nomes juntam-se o meia-atacante Thaciano, de 22 anos, contratado do Boa Esporte, e o meia Lima, de 21. O segundo pertence ao Grêmio e disputou a Série B do ano passado pelo Ceará, por empréstimo. Os dirigentes do clube gaúcho gostaram do que viram e querem apostar nele para as primeiras rodadas do campeonato estadual. Pelo Vozão, atuou em 22 jogos e marcou cinco gols.

Outro nome que vai chamar a atenção em meio a tantos meninos é Douglas. O camisa 10 gremista seguirá o tratamento para recuperação do joelho esquerdo. Em fevereiro de 2017, ele rompeu o ligamento cruzado em um treino e ficou quase oito meses fora dos gramados. Quando preparava-se para voltar, em outubro, sofreu ruptura no enxerto do local lesionado. Precisou passar por nova cirurgia, e agora a previsão de retorno é para abril.

O time de transição gremista estreia no Campeonato Gaúcho no próximo dia 17, quando enfrenta o São Luiz, em Ijuí.

Quem já treina para o Gauchão:

  • Goleiros: Brenno e Léo Steffen.
  • Laterais: Felipe e Guilherme Guedes.
  • Zagueiros: Anderson, Mendonça, Ruan e Santiago.
  • Meio-campistas: Balbino, Matheus Henrique e Rodrigo Ancheta.
  • Atacantes: Isaque e Tilica.


Veja também