Após golear o Botafogo por 4 a 0 no último sábado, o Grêmio assistiu de camarote aos tropeços de rivais diretos no topo da tabela no domingo, no complemento da 22ª rodada do Brasileirão. O Tricolor não só reduziu a distância ao líder São Paulo para seis pontos, como retomou a 4ª colocação e foi o único integrante do G-4 que venceu no fim de semana. A soma dos resultados positivos “esquenta” a briga gremista pelo título do Nacional, mas ainda com cautela.
Em entrevista coletiva após o treino desta segunda-feira, o volante Ramiro afirmou que o Grêmio irá “correr por fora” e “quietinho” pela taça que renderia ao clube o tri do Campeonato Brasileiro. De acordo com o atleta, houve uma mobilização interna após a queda para o Flamengo na Copa do Brasil para tratar a Libertadores e o Nacional sem elencar prioridades, com foco total.
– Quando caímos na Copa do Brasil, deixamos bem claro que tínhamos as duas competições e iríamos tratar as duas com a mesma importância. Quando puder ir com tanque cheio, iremos. Quando tiver que segurar, será em função de um cuidado maior. Objetivo é brigar pelo topo sempre. Vamos correr por fora, com o pé no chão, quietinho. Deixa o pessoal de fora falar. Estamos a seis pontos do líder e vai devagarinho – disse o volante.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2018/09/03/img_0705.jpg)
Ramiro projeta briga do Grêmio pelo título (Foto: Eduardo Deconto)
Ramiro evita delegar prioridades para brigar até o fim pelas duas competições restantes no ano. Mas não deixa de reconhecer o sabor especial da Libertadores e da classificação nos pênaltis contra o Estudiantes, na última terça-feira, capaz de fortalecer e retomar a confiança da equipe para a goleada subsequente, por 4 a 0 sobre o Botafogo. Segundo o volante, a atuação do último sábado credencia o Grêmio ao título.
– Aquela classificação na terça-feira nos deu um alívio, tirou fardo das costas por ter perdido o primeiro jogo, sabia que tinha cobrança interna, nossa, de passar de fase e vencer o Estudiantes. Depois de ter conseguido a vitória da forma que foi, suada, batalhada. A gente se fortalece cada vez mais. O Botafogo vem brigando em situação difícil, mas tem um bom elenco. A gente conseguiu dominar a equipe deles e fazer um placar elástico. Nos credencia a brigar no Brasileiro e na Libertadores – afirma o volante.
O Grêmio tem dois treinamentos em Porto Alegre, na terça e na quarta-feira, antes de viajar rumo a São Paulo. Tricolor e Santos se enfrentam às 19h da quinta-feira no Pacaembu, pela 23ª rodada do Brasileirão