Os gremistas já começam a sentir o frio na barriga do primeiro jogo da semifinal da Libertadores, na próxima quarta-feira, contra o Flamengo. Mas há um grupo de jovens que sentirá a ansiedade de entrar em campo já neste domingo, quando os gaúchos enfrentam o Fluminense, pela 22ª rodada do Brasileirão, no Maracanã.

Para preservar seus principais jogadores, o técnico Renato Gaúcho convocou garotos da equipe de transição, como é chamado o time sub-23, para o compromisso no Rio de Janeiro. São 11 atletas que se preparam à final do Brasileirão de Aspirantes na delegação.

Grêmio eliminou Vitória na semifinal do Brasileirão de Aspirantes — Foto: Rodrigo Fatturi / Grêmio FBPA

Grêmio eliminou Vitória na semifinal do Brasileirão de Aspirantes — Foto: Rodrigo Fatturi / Grêmio FBPA

Cinco deles são mais conhecidos do torcedor e três inclusive têm partidas já na atual edição do Nacional. São eles o zagueiro Rodrigues, o volante Darlan e o centroavante Da Silva. Os outros dois são goleiros. Brenno foi titular em Gre-Nal no Gauchão de 2019 e Phelipe Megiolaro tem convocações para seleção sub-20 e já recebe atenção dos gremistas.

O Tricolor enfrentará o rival Inter na primeira quinzena de outubro na decisão da competição sub-23. O time disputou 16 partidas. Venceu 13, empatou uma e perdeu duas. O aproveitamento é de 83%. O momento atual mostra quatro triunfos seguidos. Além disso, o atacante Ferreira é o artilheiro, com 11 gols.

– Eles são grandes jogadores, que estão desenvolvendo muito bem na transição. Vou tentar passar meu melhor do que aprendo todos os dias. Se seguirem na mesma batida do que vêm fazendo, vai dar tudo certo – confia o “veterano” Patrick, de 20 anos.

É provável que poucos deles terão chance de pisar o gramado do Maracanã contra o Fluminense. 

Ferreira
Ferreira é o artilheiro do Brasileirão de Aspirantes — Foto: Cristiano Oliveski/DVG/Grêmio

Ferreira é o artilheiro do Brasileirão de Aspirantes — Foto: Cristiano Oliveski/DVG/Grêmio

É quem puxa a lista de novidades do Grêmio para este fim de semana. O atacante é o artilheiro do clube gaúcho na campanha até a final do Brasileirão de Aspirantes, com 11 gols em 15 partidas. Já fez alguns treinamentos no elenco principal e se destacou pela velocidade e capacidade de drible, inclusive com gols nos coletivos. É observado pela comissão técnica de Renato de perto e visto como futuro atacante. Atua geralmente aberto pelo lado esquerdo, assim como Everton.

Jhonata Varela
Jhonata Varela — Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio

Jhonata Varela — Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio

Volante de qualidade técnica, Jhonata Varela chegou ao Grêmio após uma negociação com o ABC que trouxe também o zagueiro Rodrigues, já utilizado no profissional. Representa bem o atual momento dos volantes formados no clube gaúcho, que também saem para o jogo e não se limitam a recuperar a bola e proteger a defesa. Também é utilizado improvisado na lateral esquerda, já que os elencos da transição e da base têm carência na posição. Aparece, portanto, como alternativa a Juninho Capixaba.

Ruan
Ruan — Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio

Ruan — Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio

O zagueiro, que tem um irmão gêmeo na base gremista, é o titular da posição no time de transição. O defensor renovou recentemente seu contrato com o Grêmio, como aliás vários dos jogadores da categoria, com multa estipulada em 50 milhões de euros (cerca de R$ 220 milhões). Tem imposição física e velocidade.

Isaque
Isaque — Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio

Isaque — Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio

O meia já vestiu a camisa do Grêmio em competições oficiais. Isaque esteve no elenco que disputou o Gauchão de 2018, quando o time gaúcho precisou iniciar a competição com o time de transição para dar férias aos profissionais após a disputa do Mundial de Clubes, em 2017. Naquela oportunidade, atuava como centroavante de movimentação. Atualmente, faz uma função mais recuada, como meia.

Jhonata Robert
Jhonata Robert — Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio

Jhonata Robert — Foto: Rodrigo Fatturi/Grêmio

O meia é conhecido na base gremista por superar uma deficiência auditiva genética, que reduz a capacidade de audição em 30%. Atua aberto geralmente pelo lado direito. Também assinou um novo contrato nos últimos meses, até o fim de 2022, com multa de 80 milhões de euros, mesmo valor da multa de Everton Cebolinha.

Guilherme Azevedo
Guilherme Azevedo — Foto: Rodrigo Fatturi/DVG/Grêmio

Guilherme Azevedo — Foto: Rodrigo Fatturi/DVG/Grêmio

Está desde o retorno da Copa América com o grupo principal. O meia-atacante de 18 anos joga preferencialmente pelo lado direito, apesar de canhoto. Recentemente, teve uma convocação para um período de treinamentos para a seleção sub-19 e logo depois voltou para o time de transição para atuar com mais frequência.



Veja também