O Grêmio envolve o adversário com seu estilo costumeiro e, volta e meia, só é parado com falta nas cercanias da área. A reação dos gremistas é quase instantânea: dois ou três jogadores logo se aproximam da bola e debatem ali mesmo quem será o responsável por executar a cobrança, numa estratégia incentivada por Renato Portaluppi. E que surte efeito não apenas para confundir o goleiro rival, mas para resultar em gols ao Tricolor. Com fartura de opções, a equipe já marcou balançou a rede três vezes dos pés de três cobradores diferentes em 2018.

Maicon, Jael e Ramiro já balançaram as redes em cobranças de falta na temporada, sendo que Luan e Arthur também costumam e são opções para batidas. O bem-sucedido rodízio, aliás, se formou após a saída de Edílson para o Cruzeiro.

“Temos excelentes cobradores de falta. Eles têm treinado muito bem. Quando fechamos os portões não é à toa. Luan, Jael, Maicon, Arthur têm um bom aproveitamento. Deixo para eles decidirem na hora” (Renato)

O último a entrar para a lista de “goleadores da bola parada” foi Maicon, ao anotar seu segundo gol na goleada por 5 a 1 sobre o Santos, na Arena, no último domingo, pela 4ª rodada do Brasileirão. O capitão, aliás, causou certa surpresa ao cobrar com maestria para vencer Vanderlei, por ser opção menos recorrente nas cobranças.

Herança de Edílson

O leque de cobradores de falta se expandiu a partir da saída de Edílson, na virada do ano. O lateral, aliás, foi peça-chave da equipe com direito a gol decisivo anotado no triunfo por 3 a 0 sobre o Barcelona-EQU na semifinal da Libertadores de 2017. Antes de deixar o clube ainda “ensinou” Ramiro a bater melhor na bola em disparos de longa distância.

O volante logo passou a dividir os encargos com Luan, normalmente a opção nas faltas mais próximas à meta. Alçado ao time titular no começo do ano, Jael também se juntou aos companheiros nas cobranças, impulsionado pelo gol no Gre-Nal. No último domingo, Arthur e Maicon, autor do gol, também engrossaram o leque com cinco opções para os lances. Na partida contra o Santos, aliás, o camisa 7 e os dois volantes fizeram “rodízio” para cobrar as faltas.

Decisão na hora

A rotação dos batedores é fomentada por Renato, como arma para confundir o goleiro adversário e deixá-lo sem saber quem mandará para o gol. Após a goleada sobre o Santos, o técnico afirmou que o rol de cobradores é decidido entre treinador e atletas. Ali, no campo, cabe aos jogadores conversar e definir quem executará a cobrança, claro, com o aval do comandante.

– Isso é definido entre o treinador e os jogadores. Temos excelentes cobradores de falta. Eles têm treinado muito bem. Quando fechamos os portões não é à toa. Luan, Jael, Maicon, Arthur têm um bom aproveitamento. Deixo para eles decidirem na hora. É bom também porque o adversário não sabe quem vai bater. E pode complicar para o goleiro – afirma Renato.

Sem tanto treinamento assim…

Gol do Grêmio! Maicon cobra falta com extrema categoria e marca, aos 9' do 2º tempo

Os cobradores, via de regra, costumam exercitar as cobranças de forma recorrente na rotina de treinamentos. Mas Maicon pode ser um caso à parte. Na entrevista coletiva desta segunda-feira, após sua renovação contratual até 2021, o capitão admitiu que não está habituado a treinar este tipo de lance.

Ainda assim, se muniu de confiança para marcar contra o Santos depois de ensaiar algumas batidas no treino da sexta-feira. O golaço ainda suscitou uma provocação sadia ao auxiliar de Renato, Alexandre Mendes, o Gabeira.

– O Gabeira fala que não faço gol de esquerda, eu fiz gol de esquerda. Ele fala que nao faço gol de cabeça, eu faço gol de cabeça. Ele fala que eu não sei chutar de longe. “Tá lá” o gol de ontem. Ele fica me secando, eu falei que ele não me dá moral e fica me secando. Se eu te falar que eu treino direto, é mentira. Sexta-feira eu treinei e fui bem. Pensei: “Se tiver oportunidade, eu vou bater”. O Luan bateu uma, o Arthur bateu uma, e eu falei: “Pode deixar que essa é minha”. Tive a felicidade de fazer belo gol. Vou começar a treinar mais – ressalta o capitão.

“Se eu te falar que eu treino direto, é mentira. Sexta-feira eu treinei e fui bem. Vou começar a treinar mais” (Maicon)

Pontaria em dia

Antes do camisa 8, o primeiro a surpreender com um golaço foi Jael (veja acima). O centroavante acertou o ângulo de Marcelo Lomba no triunfo por 3 a 0 sobre o Inter, no Gre-Nal de ida das quartas de final do Gauchão.

Na final do Gauchão, Ramiro fechou a goleada por 4 a 0 sobre o Brasil de Pelotas, na Arena. O volante ainda contou com a “ajuda” de Marcelo Pitol numa falta frontal. E contra o Santos, aliás, Ramiro tentou um disparo diante de Vanderlei (confira abaixo).

Com as cobranças de falta como arma, o Grêmio volta a treinar na tarde desta terça-feira, no CT Luiz Carvalho. A primeira parte da atividade será comandada com portões fechados. O Tricolor enfrenta o Goiás nesta quarta-feira, às 19h30, na Arena, pelo jogo da volta das oitavas de final da Copa do Brasil. E pode até perder por 1 a 0, que ainda garante a vaga nas quartas, após ter vencido a ida por 2 a 0 no Serra Dourada. O elenco de Renato Portaluppi faz um último treino antes da partida na terça-feira.


Veja também