
O nome do lateral-esquerdo Kazu ganhou notoriedade no mercado nos últimos dias por estar atrelado a um possível negócio entre Grêmio e Coritiba. Isso porque o time gaúcho poderia ceder o centroavante André e o meia Lima aos paranaenses para seguir com o jovem de 19 anos em 2020. Mas afinal, quem é ele?
Kazu surgiu com destaque nas categorias de base do Coxa e foi emprestado ao Tricolor até o fim deste ano. O Grêmio prioriza manter o garoto para seguir a evolução mais de perto, pois ele sofreu com lesões em 2019 e pouco mostrou seu potencial na equipe de transição. O valor de compra, porém, é considerado alto.
No início desta semana, o presidente do Coritiba, Samir Namur, citou interesse do clube em dois jogadores do Grêmio, sem revelar os nomes. O vice-presidente tricolor, Cláudio Oderich, apontou que André seria um dos alvos. Conforme apurou o GloboEsporte.com, o outro seria Lima, que atuou pelo Ceará no Brasileirão.
Contudo, em contato com o GloboEsporte.com, o presidente Romildo Bolzan Júnior rechaçou a possibilidade de envolver os atletas no negócio.
Enquanto as negociações se desenrolam em busca de um desfecho positivo para os dois clubes, o GloboEsporte.com apresenta o cobiçado lateral-esquerdo. Conheça:
Apelido japonês
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2019/8/j/ZIMShNQVuY5n1NALV3Sg/kazu-gallery-p-001-b.jpg)
Kazu Miura em campo pelo Coritiba — Foto: Divulgação
O apelido de Kazu não é mera coincidência com a história do Coritiba. Afinal, Christian Kendji Wagatsuma Ferreira tem descendência japonesa. Ganhou o apelido pelas semelhanças com Kazuyoshi Miura, que passou pelo Coxa e também pelo Santos nos anos 90.
Aos 50 anos, o Kazu “original” está em atividade no Japão e se tornou o jogador mais velho a marcar um gol no país em 2017.
Início no Coxa
O garoto Kazu atuou no Coritiba desde os 11 anos. Evoluiu tanto que acumulou convocações para seleções de base – inclusive, foi campeão do Sul-Americano sub-15, em 2015.
O clube paranaense decidiu emprestá-lo ao Grêmio para que tivesse mais rodagem e, quem sabe, voltasse com condições para disputar posição no time principal. Porém, até o momento, o futuro aponta que o destino de Kazu será em solo gaúcho.
/s.glbimg.com/es/ge/f/original/2017/02/16/img_4193_1600x1200.jpg)
Kazu com a medalha do Sul-Americano sub-15 no Couto Pereira — Foto: Divulgação/Coritiba
Evolução freada por lesões
O alto rendimento mostrado no Coritiba despertou o interesse do Grêmio, que o contratou em agosto de 2018, em um empréstimo de um ano e meio com opção de compra no fim do vínculo. Kazu é do Coxa até o fim de 2021.
Apesar da expectativa alta do Tricolor, a evolução do lateral foi freada por lesões, principalmente nesta temporada. No início do ano, na Copa São Paulo, rompeu os ligamentos do joelho esquerdo.
Voltou quatro meses depois. Mas teve pelo menos três lesões musculares que dificultaram sua sequência de jogos.
Entretanto, a avaliação interna é que o garoto tem potencial para se tornar profissional. O técnico do time de transição, Thiago Gomes, descreve as principais características de Kazu:
— Lateral de alto nível técnico, bom cruzamento, qualidade no passe, participa bem no jogo de construção, tem facilidade para jogar ofensivamente. Tem bom equilíbrio nas questões defensivas. É um menino muito inteligente e chega fácil no terço final do campo.
O treinador complementa que o lateral tem evoluído na parte tática e que está adaptado ao modelo de jogo do Grêmio.
— O lateral do Grêmio hoje, dentro do que a gente trabalha na transição para adaptar ao modelo do Renato (Gaúcho), tem que dar profundidade de campo, progredir e o atacante ir para o centro, gerando desequilíbrio. Pedimos para que quebre a linha defensiva. O Kazu ficava muito atrás, hoje ele já faz isso de caçar o adversário — acrescenta Gomes.
Projeção para 2020
Enquanto aguarda o desfecho da negociação, Kazu trata lesão em uma das panturrilhas em Curitiba. Até por isso, não deve iniciar o Gauchão, caso fique no Grêmio. Guilherme Guedes, que retornou de empréstimo à Ponte Preta, é a opção.
Conforme apurado pelo GloboEsporte.com, a intenção do Grêmio é fechar negócio pelo lateral até a próxima segunda-feira, com troca de jogadores ou não. No momento, o valor estipulado por 100% dos direitos econômicos de Kazu é R$ 4 milhões.