O árbitro aponta a marca da cal. Imediatamente, Luan e Jael buscam a bola para decidir quem será o cobrador. Aconteceu de novo na vitória por 2 a 0 sobre o Goiás, na noite desta quarta-feira, no Serra Dourada. Na partida válida pelas oitavas de final da Copa do Brasil, a decisão coube a Renato Portaluppi. O camisa 7 cobrou o pênalti e deu números finais ao placar. A disputa entro os dois “fominhas” já ocorreu mais de uma vez e tem origem nos bons resultados do treinamento de ambos.
O treinador gremista não aponta um batedor. Dá a incumbência a quem estiver confiante e bem na partida na qual a penalidade é assinalada. Jael pediu a bola e queria cobrar no Serra Dourada, mas já tinha feito o mesmo também no Estádio dos Eucaliptos, na semifinal do Gauchão, na vitória por 3 a 0 sobre o Avenida. Na oportunidade, Luan também foi o escolhido pelo comandante. Jael converteu um pênalti neste ano, na vitória por 3 a 0 sobre o Novo Hamburgo.

A intenção de Renato é deixar sempre os dois jogadores com a confiança da comissão para quando houver a necessidade. E ele faz, no momento, a decisão. Ocorreu em cobrança de falta de Jael, também, quando o centroavante quase fez o terceiro gremista no jogo, por baixo da barreira.
– São dois fominhas. Os dois têm aproveitamento muito bom nos treinamentos e nos próprios jogos. Sempre falo que quem está se sentindo bem, pode bater. Mas tem só uma bola. Os dois queriam bater, aí mandei a ordem. Você tem que manter a confiança do jogador. É melhor que tenha dois jogadores do que ter ninguém. Quando houve indefinição, mandei ordem na hora do pênalti para o Luan e na falta para o Jael. Deixo para eles decidirem no campo. Quando há impasse eu dou a ordem – explicou Renato após a partida.
Luan
- Sete gols
- Duas assistências
Jael
- Quatro gols
- Seis assistências

Luan e Jael disputam a bola para bater o pênalti aos 23′ do 2º
Diferente da situação envolvendo Cavani e Neymar no PSG, Luan e Jael imediatamente se abraçam após o camisa 7 acertar a cobrança. Não há nenhuma celeuma entre os dois como alguém pode pensar. A disputa pela cobrança fica apenas dentro de campo, como os dois deixam claro.
– Ele determinou o Luan, é tranquilo, isso é todo mundo querendo ganhar e querendo fazer gol – apontou Jael.
– Ali é todo mundo querendo ajudar. Isso de briga, não tem nada, é só para ver quem vai bater. Depois que fiz o gol fui abraçar ele, brincamos ali. Está todo mundo querendo ajudar o Grêmio a vencer – concordou Luan.
A dupla não deve estar em campo contra o Botafogo, no sábado, no Rio, pelo Brasileirão. A tendência é que Renato preserve os titulares, já que há jogo contra o Cerro Porteño, na terça, pela Libertadores. O jogo de volta com o Goiás ocorre no dia 9 de maio.