Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Flickr / Divulgação / CP

O Grêmio ainda tem três jogos no Campeonato Brasileiro para encerrar o ano e se garantir no G-4. Mas a projeção da próxima temporada já pode ser desenhada e uma tendência clara para 2019 é o rejuvenescimento da equipe. O processo teve início nesta reta final de 2018 com o maior aproveitamento de jovens como Leonardo Gomes (22 anos), Matheus Henrique (20 anos) e Jean Pyerre (20 anos). O primeiro, inclusive, já pode ser considerado titular. Renato Portaluppi tem se cercado de cuidados para lançar os garotos, que aos poucos vão conquistando espaço e adquirindo a maturidade necessária para assumir uma titularidade.

“Eu sempre trabalhei para que quando chegasse a minha hora, eu fosse bem. Estou muito feliz com o momento, tem muita coisa ainda pela frente, mas vou trabalhando jogo a jogo para evoluir e chegar em um nível maior”, diz Jean Pyerre. O meia tem sido protagonista nas últimas partidas, seja entrando no decorrer dos jogos ou começando, como foi o caso do último domingo, contra a Chapecoense. A saída de Luan, por lesão, abriu espaço para Jean Pyerre.

“O Luan tem toda uma história dentro do clube, eu estou começando a construir a minha, espero que seja tão vitoriosa quanto a dele. Me espelho nele até por termos estilo parecido de jogo. Ele me ajuda, aprendo muito com o Luan”, conta. No início do ano, Jean Pyerre quase acabou emprestado para o Atlético-PR. “Aconteceram muitas coisas, quase fui emprestado, voltei para o grupo de transição, mas tudo foi um aprendizado. Estou buscando assimilar ao máximo as experiências que o grupo me passa para executar dentro de campo”, finaliza.

Além de lançar os jovens para dar “sangue novo” ao time, o Grêmio também pode não renovar os contratos de atletas experientes como Leonardo Moura e Douglas. Mas essas situações serão definidas após o término do Campeonato Brasileiro.



Veja também