Pouco utilizado no Grêmio, Benítez tem evolução elogiada por Roger e pode ganhar minutos em campo

Argentino soma um minuto em campo nos últimos sete jogos do Tricolor e nunca foi titular desde a chegada do novo treinador

25 de abril de 2022 - Às 08:13
Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Um dos principais reforços para a temporada, Benítez tem recebido poucas oportunidades na equipe do Grêmio. Já são três jogos seguidos em que o argentino não sai do banco de reservas. Ainda assim, o jogador foi elogiado por Roger Machado, que destacou seu desempenho no treinamentos.

Nas últimas sete partidas da equipe, o meia entrou em apenas uma. Foi aos 50 minutos do segundo tempo da final do Gauchão, contra o Ypiranga, na Arena. Permaneceu somente um minuto em campo, na partida que deu o título estadual ao Tricolor.

Desde a reta final do Campeonato Gaúcho, o treinador encontrou o esquema ideal com três volantes, sem um meia com característica de armação. Quando optou por este tipo de jogador, o jovem Gabriel Silva teve a preferência do comandante.

Apesar das poucas oportunidades, o cenário para Benítez pode estar mudando no Grêmio. Após a vitória contra o Guarani, na quinta-feira passada, Roger exaltou a importância da avaliação dos atletas conforme os treinamentos. O camisa 8 foi citado.

– Eu tenho tido a sensação, mais do que sensação, os números mostram, que o Benítez está treinando muito melhor. O campo de treino é igual supermercado para jogador, quando te colocar cinco minutos, me compra mais cinco. O objetivo dos treinamentos tem vários fatores e um deles é gerar confiança – disse o técnico.

Com os treinamentos abertos para a imprensa, é possível analisar as preferências do treinador e as hierarquias dentro do elenco. Por exemplo, em alguns momentos o meia chegou a ser colocado no terceiro time, rodeado por jovens das categorias de base e que pouco serão utilizados ao longo do ano.

Porém, nas últimas semanas, o camisa 8 sempre esteve presente no time reserva e já foi testado em mais de uma função. Além da sua posição de origem, como armador, o argentino chegou a treinar como segundo volante, ao lado de Thiago Santos.

Na semana passada, o presidente Romildo Bolzan Jr. concedeu entrevista coletiva, ainda antes da partida contra o Guarani. A intenção era amenizar ambiente interno, já que o time e diretoria vinham sendo cobrados pelos resultados das duas primeiras rodadas, com apenas um ponto conquistado em seis disputados.

Ao ser questionado sobre os reforços nesta temporada, o mandatário exaltou a qualidade de Benítez e citou o argentino como opção para mudança de esquema durante uma partida. Para Romildo, Roger vai saber utilizá-lo e extrair a qualidade do meia.

– O Benítez tem uma característica e o Roger está se preparando para criar um esquema alternativo. Não vai fazer um time de monopólio, de um jeito só. Tem que organizar uma situação diferente, e quem pode são os que têm mais qualidade. Todo mundo reconhece que o Benítez tem enorme qualidade para mudança de partida, e o treinador vai saber o que fazer – disse o presidente.

Com Roger Machado, Benítez nunca foi titular até agora. O jogo em que mais atuou com o treinador foi na derrota para o Mirassol, pela Copa do Brasil. Naquela oportunidade, entrou exatamente no lugar de Gabriel Silva, aos 12 minutos do segundo tempo.

O argentino está em sua terceira temporada no futebol brasileiro, sempre por empréstimo do Independiente. Em 2020, no Vasco, marcou três gols e deu três assistências em 33 jogos. No ano seguinte, transferiu-se para o São Paulo e somou quatro gols e seis assistências em 42 partidas.

Nesta temporada, o jogador de 27 anos desembarcou na Arena, mas até agora teve poucas oportunidades. Ainda sob comando de Vagner Mancini, foi titular duas vezes. No total, tem sete aparições e soma 308 minutos em campo pelo Tricolor, com uma assistência.

O elenco do Grêmio faz seu último treino em Porto Alegre nesta segunda-feira. Na quarta-feira, o time de Roger Machado volta a campo para a quarta rodada da Série B do Brasileirão. O Tricolor visita o Operário-PR, em Ponta Grossa, no estádio Germano Krüger, a partir das 19h.



Veja também