Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Ao entrar em campo contra o Esportivo, neste sábado (13), pelo Gauchão, Cesar Pinares irá alcançar a maior sequência dele como titular no Grêmio desde que chegou, em novembro de 2020. Será o terceiro jogo iniciado pelo camisa 21, estabelecendo um novo padrão no time de Renato. Com a queda de rendimento e problemas físicos de Jean Pyerre, a organização do ataque passará a ter sotaque chileno no meio de campo gremista.

Pinares disse, em entrevista coletiva na última terça (9), antes da estreia do Tricolor na Libertadores, que estava acostumado a jogar como meia. As três assistências nas duas primeiras partidas da temporada, mesmo que contra adversários limitados, mostram que o jogador pode ajudar a equipe por ali. Na Universidad Católica e seleção chilena, seu jogo se dava pelo flanco direito, porém sem a velocidade que os atacantes gremistas têm, fato que pode ter atrasado seu aproveitamento por Renato.

— Apesar da tendência a cair para os lados do campo, está longe de ser um “extrema”, um ponta que joga próximo a linha lateral, enfrenta o adversário e desequilibra no 1 contra 1 — diferencia o analista de mercado da Footure Pro, Kauê Monteiro, justificando a falta de sequência do meia no Tricolor:

— Houve uma falta de sintonia entre a característica do Pinares e o modelo de jogo estabelecido pelo Renato, que na última temporada foi moldado em volta de jogadores com características diferentes do chileno.

Kauê acredita que o modelo mais adequado ao jogo de Pinares, caso Renato aposte no chileno e queira adaptar o esquema para o repertório dele, seja o resgate da posse de bola ofensiva baseada em tabelas curtas, mas que tal mudança levaria tempo. A capacidade de Pinares ao encontrar os companheiros na linha de frente agradou também a Ubiratan Leal, comentarista e comunicador do canal Desimpedidos.

— O nível de enfrentamento não era dos maiores, facilita que o jogador se destaque. Mesmo assim o Pinares fez um jogo bom. Conseguiu acionar bastante os atacantes e fazer o jogo fluir — opina Ubiratan, que vê o chileno como uma alternativa tática para que Renato se reinvente na sexta temporada de trabalho no Grêmio:

— Ter uma opção como a do Pinares funcionando bem é importante para o Grêmio não sentir tanto a falta de criatividade no meio campo emperrado, como vimos algumas vezes na temporada passada.

O desempenho na goleada histórica

SofasCore.com / Reprodução
Mapa de calor registra onde foram as ações de PinaresSofasCore.com / Reprodução

Pinares foi avaliado com nota 9 pelo site de análise de desempenho SofaScore. Ficou apenas 0,9 ponto abaixo de Diego Souza, autor de metade dos gols na goleada por 6 a 1 sobre o Ayacucho. Destaque para 89% de precisão dos passes (49 certos em 55 tentativas), duas finalizações (uma no gol, outra para fora) e oito de nove dribles concluídos, além das duas assistências para gols nos 74 minutos que esteve em campo na Arena.



Veja também