Foto: Eduardo Moura

Ao torcedor mais afeito à superstição, o Grêmio deu um passo ainda maior rumo às quartas de final da Libertadores. A vitória por 1 a 0 sobre o Godoy Cruz na noite de terça-feira, em Mendoza, foi a primeira do clube após oito anos como visitante pelo jogo de ida das oitavas. Curiosamente, a última vez que os tricolores seguiram adiante no torneio.

A proximidade com a sequência da competição veio com menos de um minuto de jogo. Aos 46 segundos, Kannemann cobrou falta do campo defensivo na cabeça de Barrios. O centroavante deu uma casquinha para Pedro Rocha, que avançou pela esquerda e tocou para Ramiro completar. O resultado permite ao time empatar por qualquer resultado na Arena, em 9 de agosto, que estará classificado. Renato Gaúcho vibrou com a vantagem construída:

– Toda a vantagem que você consegue é importante. É uma vantagem muito grande. Jogaremos em frente à nossa torcida. Teremos 90 minutos. Nada está definido, mas é uma boa vantagem.

Ela chama mais atenção pelo longo hiato sem o Grêmio seguir adiante na Libertadores. Desde 2009 não cruza a barreira das oitavas. Na ocasião, superou o Universidad San Martín, do Peru. Em Lima, ganhou por 3 a 1. Em Porto Alegre, com a vantagem construída, novo triunfo: 2 a 0. Naquela edição, o time parou nas semifinais, quando acabou desclassificado pelo Cruzeiro.

Até por isso, a cautela de Renato tem sentido. Afinal, nas últimas quatro participações da equipe, em todas acabou eliminado nas oitavas. Em apenas uma delas saiu com a vantagem, mas em casa. Em 2013, o Grêmio superou o Santa Fe por 2 a 1 na Arena. O gol qualificado dos colombianos em Porto Alegre, porém, fez a diferença após a vitória por 1 a 0 em Bogotá.

Nas outras três tentativas, o Tricolor perdeu a primeira e não teve forças para reverter o escore: 2 a 1 para o Universidad Católica em 2011, em Porto Alegre, 1 a 0 para o San Lorenzo, na Argentina, em 2014, e 1 a 0 para o Rosario Central, novamente na capital gaúcha, no ano passado.

RETROSPECTO RECENTE

Ano Jogo de ida Classificado ou eliminado?
2009 Universidad San Martin 1 x 3 Grêmio Classificado
2011 Grêmio 1 x 2 Universidad Católica Eliminado
2013 Grêmio 2 x 1 Santa Fé Eliminado
2014 San Lorenzo 1 x 0 Grêmio Eliminado
2016 Grêmio 0 x 1 Rosario Eliminado
2017 Godoy Cruz 0 x 1 Grêmio ?

O gol fora de casa, que tanto fez diferença para Santa Fe, Católica e Rosario, foi celebrado após a partida no oeste argentino. Marcelo Grohe lembrou da vantagem, mas pediu respeito e nada de pensar na próxima fase da Libertadores:

– É um resultado mínimo, mas, neste sistema de disputa, é muito importante o gol fora. Muito melhor ganhar do que empatar ou perder. Mas tem mais 90 minutos, não está nada decidido e temos que confirmar lá em Porto Alegre.

Com o resultado, o Grêmio garante vaga às quartas de final da Libertadores mesmo que empate. O jogo de volta está marcado para o dia 9 de agosto, na Arena. Antes, no entanto, o time volta a concentrar forças no Brasileirão. Neste domingo, o Tricolor recebe o Avaí, às 19h, em duelo válido pela 12ª rodada.



Veja também