Foto: Tomás Hammes

Com atraso de quatro horas, o zagueiro Paulo Miranda desembarcou no Aeroporto Salgado Filho na tarde desta sexta-feira para assinar com o Grêmio por três temporadas. E nas primeiras declarações como jogador gremistas, o reforço afirmou que tentará aumentar a concorrência do sistema defensivo e virar sombra a Pedro Geromel e Kannemann quando o time principal iniciar as atividades, em 18 de janeiro.

O jogador de 29 anos apareceu no saguão do terminal novo às 15h15. Um problema no voo o fez mudar a chegada. Do aeroporto, rumo direto para o CT Luiz Carvalho, onde o grupo de transição se reapresentou para voltar aos trabalhos de olho na disputa das primeiras rodadas do Gauchão.

Antes da apresentação oficial, Paulo Miranda deu sua primeira entrevista sobre as expectativas no Grêmio. E foi questionado sobre a concorrência interna com Geromel e Kannemann, considerada uma das melhores duplas de zaga do Brasil.

– Acompanho bastante (Geromel e Kannemann). Foram campeões. A gente sabe que eles estão entrosados. Cabe a mim mostrar trabalho dentro de campo. Estou preparado e esperarei a oportunidade. Seja o que Deus quiser – disse, antes de falar sobre o acerto com o Grêmio. – É uma excelente equipe, fiquei muito feliz quando recebi o interesse do Grêmio.

Além da briga por uma posição na zaga, Paulo Miranda pode se credenciar a atuar em outra função. A lateral direita está aberta novamente após a saída de Edílson para o Cruzeiro. O reforço lembrou que tem atuado em sua função de origem, mas está disposto a colaborar em outra posição caso Renato solicite.

– Tenho atuado como zagueiro, mas vocês sabem que já atuei como lateral-direito. Todo mundo sabe que não sou lateral, mas se o professor precisar, estarei pronto para ajudar – explicou.

Paulo Miranda chega respaldado pelo bom momento na Áustria, onde defendia Red Bull Salzburg. Na temporada atual, entrou em campo 20 vezes como titular. Foram cinco partidas na Liga Europa, com apenas um gol sofrido – melhor defesa da competição.

Quando esteve em campo, o Red Bull Salzburg não perdeu. Nos últimos seis meses, aliás, Paulo Miranda não sabe o que é derrota. Neste ano, foi escolhido para a seleção do primeiro turno do Campeonato Austríaco.

Paulo Miranda era antigo desejo da diretoria gremista. Tinha contrato com o Red Bull Salzburg até o meio de 2019. Estava na Áustria desde 2015, quando foi vendido pelo São Paulo. Antes da passagem pelo Morumbi, o defensor se destacou com a camisa do Bahia.

Paulo Miranda passará por exames médicos e assinará contrato de três temporadas com o Grêmio. O defensor é o terceiro reforço para esta temporada. Antes de Paulo Miranda, chegaram o atacante Thaciano, que defendeu o Boa Esporte na Série B de 2017, e o atacante Alisson, que estava no Cruzeiro e foi envolvido na negociação que tirou Edílson da Arena para a Toca da Raposa.

Ficha técnica

  • Nome: Jonathan Doin
  • Apelido: Paulo Miranda
  • Data de nascimento: 16/08/1988 (29 anos)
  • Local de nascimento: Castro (PR)
  • Posições: zagueiro e lateral-direito
  • Clubes anteriores: Desportivo Brasil (SP), Palmeiras, Oeste (SP), Bahia, São Paulo e Red Bull Salzburg (Áustria)


Veja também