Patrick tem apenas 20 anos, mas já está na sua segunda passagem pelo Grêmio. Neste 2019, o jovem tem uma espécie de recomeço ao retornar ao clube de formação e aproveitar as chances no time principal, como na vitória por 2 a 1 sobre o Athletico, pelo Campeonato Brasileiro. O técnico Renato Gaúcho diz que está “lapidando” o meia para que continue em ascensão.
A lapidação tem dado novo brilho à joia gremista. Neste sábado, o jovem teve destaque quando entrou no segundo tempo da vitória contra o Furacão, na Arena. Sofreu pênalti no primeiro toque na bola, teve boa movimentação e quase ampliou o placar, no fim do jogo, após cruzamento de Luan. O camisa 7, aliás, é um dos ídolos e fonte de inspiração do garoto.
A escolha de Renato por Patrick não é mero acaso. O técnico revela que o jovem tem se destacado nos treinamentos – na última semana, apresentou cartel de dribles em coletivo – e entrado bem nos últimos jogos. Mas claro, até por se tratar de um garoto de 20 anos, é preciso “corrigir” algumas coisas, diz o treinador.
– Quanto ao Patrick, ele vem se destacando nos treinos. A gente vem preparando, venho soltando ele. Sempre que entra, entra bem. É jovem. Mais um que estamos lapidando, soltando no grupo. Se ele está no profissional, está pela qualidade. Vai nos ajudar nos três, quatro meses que ainda faltam no ano – comentou Renato, em entrevista coletiva após a partida.
Entre uma lição e outra do professor, Patrick trilha seu caminho aos poucos, mas já com muita experiência. Depois de estrear pelo profissional do Grêmio em 2017, foi emprestado ao Criciúma na temporada seguinte e retornou para o Tricolor durante o ano passado.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_bc8228b6673f488aa253bbcb03c80ec5/internal_photos/bs/2019/6/y/VF0rAYT8GwP50R05pPBg/img-6061.jpg)
Patrick, do Grêmio — Foto: Eduardo MOura
O tempo em Santa Catarina fez com que Patrick amadurecesse na carreira. Agora, poderá aliar as dicas do chefe Renato e aproveitar as chances. Mais do que isso, desfrutará do privilégio de atuar ao lado do ídolo Luan e de outros grandes jogadores do elenco tricolor.
– Venho aprendendo bastante coisas com o professor Renato, vem me ensinando. Continuando recebendo as oportunidades, tentando aproveitar o melhor possível. Dentro do Grêmio, meu ídolo é sempre o Luan. Desde a base que a gente se conhece. Me colocou debaixo dos braços, me deu moral. O Maicon, Geromel e Léo Moura também. Venho sempre aprendendo cada vez mais com eles. É um privilégio para todo garoto estar aqui – contou Patrick, na zona mista.
Patrick e Luan agora concentram forças em outra competição: na Libertadores. Na próxima terça-feira, às 21h30, o Grêmio encara o Palmeiras pelo jogo de volta das quartas de final, no Pacaembu. O Tricolor precisa vencer após a derrota por 1 a 0 em casa – o gol como visitante vale como critério de desempate.