Foto: Rodrigo Rodrigues

Todo torcedor tricolor sonha com a vaga na Libertadores de 2018 por meio do tri da América, mas o Grêmio se cerca de cuidados para não transformar a euforia em decepção. Assim, cumpre o roteiro de dar ritmo aos titulares no Brasileirão enquanto a final contra o Lanús não chega. Se bater o Vitória, às 17h deste domingo, em Caxias do Sul, pela 34ª rodada, a equipe de Renato Gaúcho atingirá 99% de chance de garantir vaga direta na competição continental do ano que vem.

Com escassa possibilidade de título, o Grêmio ocupa a segunda colocação do Campeonato Brasileiro. Os 57 pontos atuais podem virar 60 em caso de vitória diante dos baianos no Alfredo Jaconi, estádio do Juventude. Pela projeção do Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a pontuação é suficiente para deixar o clube com 99,7% de vaga na Libertadores do ano que vem.

A partir do possível resultado positivo neste domingo, o Tricolor terá ainda quatro jogos para somar mais três pontos e chegar aos 63, o número mágico para se garantir no G-4 do Brasileirão segundo a direção. O Atlético-MG, quarto colocado em 2016, fez 62.

– Todos estão ansiosos pela final, mas temos objetivos no Brasileirão. Precisamos do maior número de pontos para disputar a Libertadores do ano que vem – resumiu o volante Jailson.

CENÁRIOS PARA O G-4

Projeção Pontos
UFMG 63
Média dos últimos cinco anos 63
Média dos pontos corridos com 20 clubes 62
Aproveitamento do Palmeiras, atual 4º (54%) 62

Três desfalques e um retorno

O Grêmio irá mandar a partida em Caxias do Sul devido ao show do Coldplay na noite de sábado, na Arena, o que irritou o técnico Renato Gaúcho. Mas as maiores dores de cabeça estão mesmo no time que vai a campo. Ele não terá Marcelo Grohe, Edílson e Bruno Cortez, todos poupados por dores musculares. Por outro lado, Barrios volta, mas ainda não tem a escalação garantida.

Na lateral direita, Léo Moura é o substituto natural. No lado esquerdo, porém, há uma incógnita, e Portaluppi terá de improvisar. O reserva Marcelo Oliveira lesionou a coxa esquerda e para por 15 dias. O jovem Conrado, do time de transição, não será utilizado. A briga fica entre o volante Kaio e o lateral-direito Leonardo. O volante Michel é uma terceira opção, menos provável.

– O garoto (Conrado) está jogando lá embaixo, vamos improvisar. Mas vocês vão saber uma hora antes. Prefiro colocar um jogador meu, do profissional, que está mais preparado. Vocês não reparam, mas sempre ponho em treinos, jogos-treino, coletivos um jogador que não é da posição ali (na lateral esquerda) para caso precisar. Está tudo bem controladinho – disse Renato na sexta-feira.

Enquanto o Grêmio é segundo colocado com 57 pontos, o Vitória briga para não cair. O time baiano iniciou a 34ª rodada na 16ª posição, com 38. As duas equipes pisam no gramado do Jaconi às 17h deste domingo.



Veja também