Foto: Eduardo Moura

A vantagem é larga e o adversário não tem a grife do Inter. Mas o Grêmio tratou de usar o exemplo dos Gre-Nais das quartas de final do Gauchão para afastar qualquer salto alto logo após a vitória por 3 a 0 sobre o Avenida, no primeiro jogo da semi. Até porque, nos últimos dois anos, o Tricolor parou justamente nesta fase da competição para times do Interior, o que lhe obriga a tratar a classificação com a “devida cautela”.

O momento atual fez o presidente Romildo Bolzan Júnior recordar um fato do Mundial de Clubes, em dezembro passado, guardadas as devidas proporções. Segundo ele, depois de eliminar o Pachuca na semifinal, o Grêmio foi tratado com “inferioridade” diante do Real Madrid. Em uma conversa com o presidente da Fifa Gianni Infantino, porém, ouviu o contraponto que precisava.

– Nunca esqueço essa situação quando estávamos no Mundial. Ganhamos do Pachuca e nos viam inferiorizados: “Como o Grêmio vai querer fazer frente ao Real Madrid?”. O presidente da Fifa olhou para mim e disse: “Futebol é futebol”. Assim como saímos do Juventude e do Novo Hamburgo nos dois últimos anos, o Grêmio tinha mais time para ganhar o campeonato. Não ganhamos. Futebol é futebol – destacou Romildo em entrevista coletiva na segunda-feira.

Em 2016, o adversário na semifinal do estadual foi o Juventude. Depois de perder com os reservas por 2 a 0 em Caxias do Sul, os titulares conseguiram vencer na Arena por 3 a 1. Mas o gol qualificado levou o time da Serra para a final. Em 2017, após dois empates em 1 a 1 com o Novo Hamburgo, o Tricolor caiu nos pênaltis, no Estádio do Vale.

– O Grêmio está buscando o Campeonato Gaúcho porque, se não ganharmos, serão oito anos sem títulos. É relevante, não é relevante? Não importa. Nós queremos ganhar. Vamos encarando com a devida cautela. Vamos ver o que vai acontecer. É por aí que se trabalha a ideia, com muita vontade de ser campeão – acrescentou.

Com 3 a 0 de vantagem, o Grêmio pode perder por até dois gols de diferença para o Avenida, na Arena, que se classifica para a final do Gauchão. Caso o time de Santa Cruz do Sul devolva o placar do primeiro jogo, a decisão vai para os pênaltis. A partida ocorre na quarta-feira, às 21h45.



Veja também