
Pode não parecer, por conta da suposta fragilidade do adversário, mas o Grêmio tem muito em jogo na noite desta quinta-feira, contra o Zamora, pela Libertadores. Com intenção de brigar pelo título da América, o Tricolor precisa vencer para se garantir em primeiro do Grupo 8 e ter vantagem nas próximas fases. Além disso, mantém o bom momento das últimas três partidas e dar oportunidade para o argentino Gastón Fernández se afirmar em sua primeira vez como titular no time principal.
O Grêmio é o líder com 10 pontos, três vitórias e saldo cinco. Logo atrás vem o Guaraní, com mesma pontuação, mesmo número de triunfos e dois de saldo. O Iquique acumula nove pontos. Na matemática, a classificação está praticamente assegurada. Só escorre pelas mãos em caso de tragédia, uma goleada para o Zamora em plena Arena suficiente para deixar o Grêmio atrás do Guaraní no saldo de gols.
Se empatar, o Tricolor pode ser superado em caso de qualquer vitória na partida entre Guaraní e Iquique. Igualdade entre paraguaios e chilenos deixa tudo igual na chave. Caso vença, o Grêmio chega aos 13 pontos e fica entre uma das melhores campanhas da Libertadores. Apesar do sorteio nas oitavas, acumular maior número de pontos dá a possibilidade de decidir os mata-matas em casa.
O River Plate, nesta quinta, tem a chance de se isolar como melhor campanha – tem 13 pontos e pode chegar a 16 se ganhar do Independiente, de Medellín. Botafogo e Barcelona-EQU podem chegar aos 13 pontos. Atlético-MG e Lanús já têm 13 e saldo 11 e 10, respectivamente, acima dos cinco do Grêmio. Nesta quarta, o Palmeiras superou o Atlético Tucumán e também permaneceu com 13, saldo quatro.
Além da possibilidade de decidir na Arena nos jogos eliminatórios, o momento também está em jogo. Evidente que em caso de tropeço, não haverá terra arrasada. Mas não vencer um adversário batido na Venezuela e que ainda não pontuou na Libertadores certamente trará incômodo para um ambiente atualmente em calmaria. O Grêmio encarreirou três vitórias seguidas sobre Botafogo, Fluminense e Atlético-PR e mostrou bom desempenho.
O Grêmio terá poucas mudanças em relação ao time que venceu o Furacão na Arena da Baixada. Apenas Ramiro não tem condições de atuar, suspenso pela expulsão na derrota para o Iquique, no Chile. Mais um peso para o jogo: Gastón Fernández ganha sua primeira chance na equipe principal como titular. Contratado como reposição a Douglas, o argentino chegou com certa pompa e status de campeão da América com o Estudiantes, em 2009, mas ainda pouco conseguiu mostrar.
O Zamora, por outro lado, tem atenções voltadas para o campeonato nacional. Envolvido na disputa das quartas de final, esperava a resposta da federação para definir a escalação da equipe. Como retorna para seu país apenas no sábado, pediu transferência do jogo de domingo para terça-feira. Se concedida, os titulares devem entrar em campo. Mas até a noite desta quarta, não havia resposta para os dirigentes alvinegros.