
O retorno de Maicon ao time do Grêmio ainda depende de avaliações diárias e conversas ao pé do ouvido com o técnico Renato Gaúcho. Um problema recorrente em um dos joelhos deixa o jogador entre o risco de sofrer uma lesão grave e a mudança de nível da equipe, de acordo com o treinador.
O volante foi substituído na vitória por 2 a 1 sobre o Palmeiras, no Pacaembu, que classificou o Tricolor à semifinal da Libertadores. Naquele 27 de agosto, ele sentiu dores na panturrilha direita. Mas é um dos joelhos – não especificado qual – que tem colocado a comissão técnica e departamento médico sob atenção.
Apesar de treinar com frequência, o meio-campista de 34 anos pouco joga. Contudo, foi decisivo nos 15 minutos em que esteve em campo na última quarta-feira, contra o Flamengo. No gol de empate de Pepê, a bola passou por seus pés até chegar a Everton na ponta direita. Ele chutou cruzado e o companheiro desviou para o gol.
– Em muitos trabalhos de campo, (Maicon) não vinha conseguindo fazer porque tinha dores muito fortes no joelho. Conversei com ele. Disse que não tinha condições. Tem muita consciência. Quando entrou, foi outro Grêmio. Mas foi um risco. Coloquei por causa do toque de bola. Se não estivéssemos perdendo, dificilmente ia colocá-lo. Joelho é muito complicado, poderia ter uma lesão séria – explicou Renato após a partida.
O antigo capitão gremista segue em trabalhos especiais para evoluir na recuperação física. Enquanto isso, Michel continua como titular. A expectativa é que Maicon fique à disposição para o jogo de volta da semifinal da Libertadores, no dia 23, no Maracanã. Se precisar em nova emergência, porém, ele garante o “sacrifício”.
– Às vezes a gente escuta até algumas coisas que é bem complicado. Mas ninguém sabe o nosso dia a dia. Estou bem. O Renato sabe que pode contar comigo. Jogador nenhum consegue jogar sem dor. A gente vai no sacrifício. Isso é importante. Estamos em uma reta final. Todos têm que estar à disposição – afirmou Maicon.
Ainda sem o camisa 8 a pleno, o Grêmio enfrenta o Corinthians às 19h de sábado, na Arena, pela 23ª rodada do Brasileirão. O Tricolor é o oitavo colocado, com 34 pontos, enquanto o Timão fecha o G-4, com 41.