Foto: Eduardo Moura

A grande arrancada do Grêmio nesta reta final de ano, que atinge 16 jogos de invencibilidade, tem sido creditada à qualidade do elenco montado por Renato Portaluppi, que tem alternativas para rodar a equipe e não perder rendimento.

Desta forma, mesmo que tenha titulares indiscutíveis, o treinador gremista tem setores em que ele pode mudar os escalados de acordo com as características dos adversários. As laterais se enquadram perfeitamente nisso — tanto que, até o momento, não se sabe quando Victor Ferraz ou Orejuela e Diogo Barbosa ou Cortez irão jogar.

Para o jogo desta quarta-feira (9), pelas quartas de final da Libertadores, contra o Santos, a tendência é que Victor Ferraz e Diogo Barbosa sejam os escolhidos para iniciar. Juntos, eles foram titulares em 11 partidas, com oito vitórias, dois empates e apenas uma derrota, para o Atlético-MG.

Nas partidas com a dupla de laterais em campo, o desempenho da equipe é de 78,78% — não foi computado neste levantamento o confronto com o Corinthians, quando Diogo entrou no intervalo e Ferraz foi chamado por Renato apenas aos 36 minutos do segundo tempo. Com características de armadores, eles têm somados três passes para gol nas 11 vezes em que começaram juntos, o que corresponde a 13% dos gols marcados nesses jogos.

Victor Ferraz chegou ao Grêmio no começo da temporada, em um troca com o Santos, que envolveu a ida de Madson para a Vila Belmiro. Desde então, ele atuou 27 vezes, marcou um gol, contra o América de Cali, e fez quatro assistências. Já Diogo Barbosa desembarcou na Arena em setembro, contratado junto ao Palmeiras, e já disputou 18 partidas pelo Tricolor, com uma assistência.

Confira os jogos em que Victor Ferraz e Diogo Barbosa começaram como titulares ao mesmo tempo:

Grêmio 1 x 1 Palmeiras – Brasileirão
Atlético-MG 3 x 1 Grêmio – Brasileirão
Grêmio 2 x 1 Coritiba – Brasileirão – assistência de Diogo Barbosa para Luiz Fernando marcar o primeiro gol 

Grêmio 3 x 1 Botafogo – Brasileirão – assistência de Victor Ferraz para Pepê marcar o terceiro gol
Grêmio 1 x 1 América de Cali – Libertadores
Grêmio 1 x 0 Juventude – Copa do Brasil
Grêmio 4 x 2 Ceará – Brasileirão
Grêmio 2 x 0 Cuiabá – Copa do Brasil
Guaraní-PAR 0 x 2 Grêmio – Libertadores
Grêmio 2 x 1 Goiás – Brasileirão
Grêmio 4 x 0 Vasco – Brasileirão – assistência de Victor Ferraz para Diego Souza marcar o segundo gol
* No jogo Corinthians 0 x 0 Grêmio, eles atuaram juntos apenas nos nove últimos minutos.



Veja também