Número de jogos em 2017 preocupa o Grêmio

Tricolor poderá participar de até 82 jogos oficiais na próxima temporada

26 de dezembro de 2016 - Às 11:55
Foto: Lucas Uebel
Foto: Lucas Uebel

O Grêmio terá um calendário apertado em 2017. Com cinco competições para disputar — Gauchão, Libertadores, Primeira Liga, Brasileirão e Copa do Brasil —, o Tricolor pode fazer até 82 jogos oficiais em uma única temporada, caso alcance as fases finais em todas elas. Se somado o torneio de pré-temporada que será realizado na Arena, no final de janeiro, com Nacional, Peñarol e Olimpia, esse número aumenta ainda mais.

Com tantas partidas pela frente, vem a necessidade de ter um grupo de jogadores numeroso e qualificado. O principal objetivo é a Libertadores, na qual o Grêmio estreia no dia 9 de março, contra o Zamora, na Venezuela. A fase de grupos encerra contra o mesmo adversário, na Arena, em 25 de maio.

Com o novo formato estabelecido pela Conmebol, as finais da Libertadores vão ocorrer nos dias 22 e 29 de novembro, justamente quando o Brasileirão e a Copa do Brasil estão em momentos decisivos. Ou seja, o Grêmio pode estar envolvido em três competições importantes ao mesmo tempo. “É uma questão a ser debatida. O que não pode é haver prejuízo técnico para os clubes e as competições”, diz o presidente Romildo Bolzan Jr.

Hoje, acontece a reunião do Conselho de Administração para definir o nome do novo vice-presidente de futebol, que vai substituir Adalberto Preis. Os dirigentes devem chegar a um consenso e escolher Odorico Roman para o cargo. Será dele e de um diretor executivo, que ainda não está definido, a tarefa de montar o grupo para 2017.

Segundo o presidente Bolzan, o Tricolor deve trazer um ou dois jogadores de qualidade indiscutível, além de outros nomes para compor o plantel. “O importa é a gente se reforçar de forma que haja mais competitividade dentro do grupo”, comenta o presidente. “O Grêmio vai trabalhar muito na reposição de plantel, mas também irá trabalhar muito com a ideia e a perspectiva de se organizar para buscar de um a dois indiscutíveis. Os demais serão jogadores que irão disputar posições”, completa.

O grupo de jogadores se reapresenta no dia 11 de janeiro para dar início à pré-temporada. A exemplo deste ano, o clube optou por realizar sua preparação no CT Luiz Carvalho. Gauchão e Primeira Liga serão as primeiras competições de 2017.

Fonte: Correio do Povo



Veja também