Foto: Lucas Uebel

Esta quarta-feira marca o último dia da janela de transferências em muitos países europeus, entre eles a Espanha. O Grêmio já garantiu no último fim de semana que Arthur não deixará Porto Alegre neste momento. A intenção é mantê-lo até o encerramento da temporada e entregá-lo ao Barcelona, principal interessado no jogador, apenas no próximo inverno europeu – a tendência inicial era por saída pós-Copa do Mundo. No encontro que ocorreu entre as partes, os valores ainda não avançaram rumo ao acerto.

Conforme duas fontes consultadas pelo GloboEsporte.com, apenas uma reunião ocorreu entre o Tricolor e o representante do Barça, no último sábado. No entanto, uma pessoa próxima ao jogador confirma outro encontro na segunda-feira. A primeira conversa foi classificada como “infrutífera” por um dos envolvidos. Ainda há diferenças substanciais entre os pedidos do Grêmio e o que o clube espanhol apresentou. De maneira inicial, falou-se de “parâmetros” em torno de possíveis gatilhos a serem pagos com relação à participação em Copa do Mundo. E avançou-se nos termos a partir da segunda conversa, mas ainda sem nenhuma situação definitiva.

O que o Grêmio quer

  • 30 milhões de euros (R$ 118 milhões) por seus 60% dos direitos – o restante é dividido entre o investidor Celso Rigo e a família do atleta.
  • A permanência de Arthur até o fim do ano.

O diretor executivo André Zanotta, em sua última manifestação, foi quem garantiu que Arthur não deixará o clube nesta janela de transferências. Em parte, pelas poucas horas restantes para a negociação ocorrer, mas também por conta da situação do elenco dos catalães. É consenso, porém, que o assunto ainda vai se estender por mais tempo.

– É muito precoce ainda ter qualquer diagnóstico, é um início de conversa, o Arthur não sai nesta janela. E aí vai a negociação. Sabemos que as competições são longas, tivemos que vender o Pedro (Rocha) para encaixar as questões financeiras. Mas estamos tranquilos, não temos interesse em perder o Arthur, só se for uma coisa muito boa para o Grêmio. Mas é muito cedo para qualquer definição – comentou Zanotta no último sábado.

Jogador e Barça ainda têm divergências; Luan fica sem proposta

O Barcelona, atualmente, tem todas suas vagas de extracomunitários preenchidas e, portanto, não poderia contar com Arthur neste momento. Justamente por isso, considera deixar o meio-campista no Grêmio até o fim da atual temporada.

Entre o jogador e o time catalão, as conversas sobre os valores de salário já foram iniciadas, também com divergências. Mas pessoas próximas ao jogador deixam claro que não haveria dificuldade em fechar a negociação. Usam, inclusive, as tratativas para renovar o contrato com o Grêmio como exemplo. O valor pedido ao Tricolor foi maior que o oferecido e chegou-se a um consenso sem maiores traumas.

Outro a passar incólume na janela de transferências é o atacante Luan. Especulado em clubes da Inglaterra, como Liverpool e Newcastle, o camisa 7 gremista não teve nenhuma negociação após ser escolhido como melhor jogador da América – prêmio que receberá no próximo dia 28, em Montevidéu – e disputar o Mundial de Clubes em dezembro do ano passado.



Veja também