(Foto: Lucas Uebel/Grêmio/Divulgação)

Obstinado pela bola, o Grêmio define seu jogo em passes rápidos e posse quase sempre superior ao adversário. Mas ultimamente tem esbarrado nas retrancas rivais, o que chega por vezes a tirar a paciência do técnico Renato Gaúcho. Mesmo assim, a equipe não irá mudar o estilo para enfrentar o Bahia, às 16h deste domingo, na Arena Fonte Nova, pela nona rodada do Brasileirão.

Portaluppi já havia avisado que nada mudaria logo após ficar no 0 a 0 com o Fluminense, na última quarta-feira, na Arena. Nas entrevistas ao longo da semana, os jogadores ampliaram o coro à estratégia. Tornou-se quase unânime no vestiário o entendimento que basta uma dose de calma para os gols voltarem a sair.

– Temos que continuar fazendo nosso trabalho. Não tem nada complicado. As oportunidades estão aparecendo, só que precisamos ter mais calma para poder fazer os gols e assim matar o jogo, fazer a equipe adversária sair. Não temos que mudar nada do que estamos fazendo. O professor Renato dá confiança para a gente, liberdade, e também confiamos no trabalho dele – destaca Bruno Cortez.

Para o duelo deste domingo, Renato não terá dois fiadores do sistema implementado por ele que encantou o Brasil. Luan, com desgaste muscular, e Arthur, em processo final de recuperação de lesão na coxa direita, considerados os “motores” da equipe, sequer viajaram a Salvador. Cícero, volante de origem, terá novamente a tarefa de abrir espaços na defesa adversária.

Cícero será o substituto de Luan contra o Bahia (Foto: Lucas Uebel/Grêmio/Divulgação)

– Não podemos mudar nada do que estamos fazendo. Se a equipe estivesse atuando mal, aí realmente seria uma coisa preocupante. Lógico que para ganhar o jogo precisa do gol. Mas desde o ano passado viemos desempenhando um grande futebol, com toque de bola, agredindo o adversário. Infelizmente, não estamos conseguindo achar o gol na hora certa em algumas partidas – pondera Cícero.

Além dos meio-campistas, Léo Moura será poupado mais uma vez e substituído por Madson na lateral direita. Kannemann também pode ser ausência, já que ficou fora do rachão na manhã de sábado, no CT do Vitória. Assim, a escalação deve ter: Marcelo Grohe; Madson, Bressan, Kannemann (Paulo Miranda) e Bruno Cortez; Jailson, Maicon, Ramiro, Cícero e Everton; André.

Com os resultados do sábado, o Grêmio caiu para a 10ª posição. Os 13 pontos atuais podem virar 16 em caso de vitória no duelo das 16h diante do Bahia, na Arena Fonte Nova. Só assim a equipe gaúcha volta a se aproximar dos líderes, objetivo até a parada para a Copa.



Veja também