(Foto: Eduardo Moura)

O Grêmio goleou o Monagas no primeiro jogo do tricampeão da América na Arena, mas o assunto a escorrer pelas paredes do estádio gremista era apenas um: permanecerá Renato Portaluppi no comando da equipe com uma investida do Flamengo? A resposta nem mesmo o treinador deu em sua entrevista coletiva. Mas a diretoria adotou um discurso otimista. Enquanto isso, no vestiário, um dos líderes do elenco manifestou a torcida dos atletas pela sequência do trabalho do comandante.

Marcelo Grohe foi o único jogador a se manifestar na zona mista após o 4 a 0 sobre os venezuelanos – o atacante Everton esteve com Renato na coletiva oficial da Conmebol. O camisa 1, o jogador com maior vivência no clube, afirmou que o treinador não falou sobre uma possível saída para o Flamengo, embora houvesse brincadeiras sobre o fato entre eles, na concentração. Uma fonte próxima ao presidente Romildo Bolzan afirmou que Renato já avisou que não sairá.

– A gente tem acompanhado pela imprensa. Esperamos que não aconteça. O Renato à frente do nosso time tem feito um trabalho brilhante, muito consistente. Seria uma perda muito grande por tudo que representa para o Grêmio. Ele ficando, tem tudo para a gente brigar por mais competições, tenho certeza que essas situações vão contar no momento da escolha. Não só eu como todos meus companheiros ficamos na torcida pela permanência dele – apontou Grohe.

“Tomara que a paixão fale mais alto e ele permaneça com a gente. Não falamos com ele, até porque vai que ele dê ‘no meio’ da gente?! (Marcelo Grohe, sobre interesse do Fla em Renato)

Renato está no Grêmio desde setembro de 2016. No clube, conquistou a Copa do Brasil, a Libertadores e a Recopa. Além disso, está prestes a se tornar campeão gaúcho – o Tricolor ganhou a primeira partida por 4 a 0 do Brasil de Pelotas e decide o título domingo – e quebrar um jejum de oito anos. Na sua entrevista após a vitória pela Libertadores, evitou falar sobre o assunto. E disse que no domingo pode dar outra resposta.

– Estamos na torcida (que permaneça), tomara que o Flamengo acerte com outro treinador (risos), ele possa permanecer e continuar seu trabalho que está nos ajudando bastante – completou o goleiro gremista.

Diretoria tranquila

Além da informação de uma garantia ao presidente que permanecerá, a diretoria adotou um discurso tranquilo quanto à possibilidade de perder o treinador. O departamento de futebol, na figura do vice de futebol Duda Kroeff, afirmou ter “certeza” que Renato seguirá. O diretor Deco Nascimento também disse não estar preocupado com a situação, mesmo que o Flamengo tenha o gremista como plano A para a equipe.

– É o treinador do Grêmio e não há por que se preocupar. Não chegou nada do Flamengo, do Renato ou do empresário Gerson Oldenburg. Não chegou absolutamente nada. Ele está aqui, está com a cabeça aqui, a gente nota. Sabe o grupo que tem. Tenho certeza que ele continua. Já ouvi tanta coisa… Há pouco tempo atrás que o Geromel ia para o Palmeiras, que ia para não sei onde. E não aconteceu nada – disse Kroeff.

Com Renato alheio às especulações de sua saída, o Grêmio volta aos treinos na tarde desta quinta-feira. No domingo, decide o Gauchão com o Brasil, em Pelotas, às 16h. Na partida de ida, na Arena, vitória tricolor por 4 a 0. Ou seja, pode até perder por três gols de diferença que mesmo assim levanta a taça.



Veja também