
Se quiser garantir a vaga à semifinal da Copa do Brasil diante do Flamengo nos 90 minutos, na noite desta quarta-feira, o Grêmio terá de quebrar um jejum histórico. Em 30 anos da competição, jamais venceu a equipe carioca no Maracanã. Por outro lado, leva vantagem no retrospecto de classificações.
- Semifinais de 1989: Flamengo 2 x 2 Grêmio, no Maracanã, e Grêmio 6 x 1 Flamengo, no Olímpico; Grêmio avançou.
- Semifinais de 1993: Flamengo 4 x 3, no Maracanã, e Grêmio 1 x 0 Flamengo, no Olímpico; Grêmio avançou.
- Semifinais de 1995: Flamengo 2 x 1 Grêmio, no Maracanã, e Grêmio 1 x 0 Flamengo, no Olímpico; Grêmio avançou.
- Final de 1997: Grêmio 0 x 0 Flamengo, no Olímpico, e Flamengo 2 x 2 Grêmio, no Maracanã; Grêmio campeão.
- Oitavas de final de 1999: Grêmio 1 x 2 Flamengo, no Olímpico, e Flamengo 2 x 2 Grêmio, no Maracanã; Flamengo avançou.
- Quartas de final de 2004: Flamengo 1 x 0 Grêmio, no Olímpico, e Flamengo 0 x 0 Grêmio, no Maracanã. Flamengo avançou.
Tricolor e Rubro-Negro se enfrentaram seis vezes na história da Copa do Brasil – uma final, três semifinais, uma quartas de final e uma oitavas de final. Destes confrontos, os gaúchos saíram vitoriosos em quatro deles. O principal foi o título em 1997, com dois empates (0 a 0 no Olímpico e 2 a 2 no Maracanã).
Veja abaixo como foram todos os jogos no Maracanã:
16/08/1989 – Semifinal
Flamengo e Grêmio empataram o primeiro jogo das semifinais da Copa do Brasil de 1989. Sérgio Araújo, aos três, e Nando, aos 15 minutos do primeiro tempo, colocaram os cariocas na frente. Mas Paulo Egídio diminuiu aos 41. E, aos nove da etapa final, Luís Eduardo decretou a igualdade. Na partida de volta, o Tricolor goleou por 6 a 1 no Olímpico. Terminaria como campeão naquela edição.
20/05/1993 – Semifinal
O primeiro jogo da semifinal de 1993 foi emocionante. Nélio abriu o placar para o Flamengo, Juninho empatou para o Grêmio no primeiro tempo. No segundo, Djalminha fez 2 a 1 logo aos cinco minutos, e Gilson deixou tudo igual aos oito. Então, um certo Renato Gaúcho entrou em campo e fez o terceiro dos cariocas aos 29. Djalminha marcou mais um aos 41. Nos acréscimos, Eduardo diminuiu. Na volta, porém, o Tricolor venceu por 1 a 0 no Olímpico e foi à final.
23/05/1995 – Semifinal
Em mais uma semifinal envolvendo gaúchos e cariocas, o Flamengo também fez valer o mando de campo. Com dois gols de Sávio, um no primeiro e outro no segundo tempo, o Rubro-Negro venceu por 2 a 1. Jardel descontou. Da mesma forma, o Grêmio deu o troco na volta. Fez 1 a 0 no Olímpico e chegou na final, que acabou perdida para o Corinthians.
22/05/1997 – Final
Uma noite inesquecível para os gremistas. Depois de empatar sem gols no Olímpico, no primeiro jogo da final, o Grêmio buscou uma desvantagem de 2 a 1 para obter a igualdade em um Maracanã lotado e ser campeão com o gol qualificado fora de casa. João Antônio abriu o placar, mas Lúcio e Romário conduziram o Flamengo à virada ainda no primeiro tempo. Carlos Miguel, aos 34 da segunda etapa, seria o responsável pelo gol do título tricolor.
29/04/1999 – Oitavas de final
Pela segunda vez seguida nos confrontos, o Flamengo fez o segundo jogo em casa. E saiu na frente em Porto Alegre, na ida, por 2 a 1. No Maracanã, marcou com Fabão e Romário. Zé Alcino e Scheidt deram o troco pelo Grêmio. Mas o empate em 2 a 2 classificou os cariocas, que cairiam nas quartas, para o Palmeiras.
19/05/2004 – Quartas de final
A última vez que as duas equipes se encontraram na Copa do Brasil foi há 14 anos. Nas quartas de final de 2004, o Flamengo foi ao Rio Grande do Sul no jogo de ida e venceu por 1 a 0 com gol de Zinho logo aos três minutos de partida. A volta no Maracanã teve um empate sem gols, e os cariocas seguiram na competição. Acabariam por perder na final para o Santo André.