Foto: Grêmio TV / Reprodução / CP

O médico do Grêmio, Márcio Dornelles, que acompanha a delegação no Paraguai para o jogo contra o Independiente del Valle, na sexta-feira, concedeu entrevista coletiva e defendeu o protocolo criado e seguido desde de o início da pandemia contra a Covid-19. Porém, destacou que o planeta luta contra um inimigo invisível, que é transmitido facilmente e reconheceu que novos casos irão ocorrer. Todos os integrantes do grupo gremista que estão em Luque realizaram testes na noite de quarta-feira e nenhum teve resultado positivo.

“Nosso protocolo é elogiado por todos que trabalham no futebol, pela CBF e pela Conmebol. Ele é muito seguro. Claro, o vírus é invisível e não temos como saber onde ele estará, mas temos um protocolo de testar e afastar assim que o teste der positivo. Não nos sentimos pressionados em momento algum. Seguimos realizando o nosso trabalho e seguindo todos os protocolos, diretrizes e decretos sanitários. Tivemos casos, mas estávamos bem controlados e orientados a seguir os protocolos”, declarou.

O goleiro Paulo Victor e o lateral Vanderson chegaram a Porto Alegre durante a madrugada e estão em isolamento sob os cuidados do departamento médico. O lateral Victor Ferraz e o zagueiro Emanuel vieram no mesmo voo sanitário fretado pelo Grêmio. Os dois apresentaram sintomas e tiveram os testes negativados. Mesmo assim, o departamento médico afastou os atletas do convívio dos demais. Ambos realizaram exames na manhã desta quinta-feira e o clube aguarda os resultados.

O médico comentou ainda sobre a recuperação do técnico Renato Portaluppi, que passa bem e aguarda os 10 dias para passar por novos testes. Dornelles ainda destacou os cuidados que os jogadores de futebol têm para evitar a propagação da Covid-19.

“Quem dera todas as pessoas em todos tivessem tantos testes e acompanhamentos como temos no futebol. Comparando com outras profissões no Brasil, os jogadores são muito testados. Casos vão existir, como existem na nossa sociedade. No Grêmio não é diferente, mas seguimos com um protocolo muito rigoroso. Desde o início da pandemia, já fizemos mais de 5 mil testes nas 100 pessoas do nosso staff”, declarou.

O Grêmio treina à tarde em Luque. O jogo válido pela terceira fase da Libertadores, contra o Independiente del Valle, está marcado para sexta-feira, às 19h15min, no estádio Defensores del Chaco.



Veja também