Foto: Lucas Uebel

Um eventual título da Copa do Brasil garantirá ao Grêmio uma vaga direta para a fase de grupos da Libertadores. No entanto, é bom o Tricolor não confiar apenas nos jogos contra o Palmeiras e buscar essa classificação também via Brasileirão.

De acordo com projeção realizada pelo Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o time gremista tem 99,46% de chance de classificação para a fase preliminar do torneio continental. Para chegar a este percentual, os matemáticos realizam um levantamento da campanha de todas as equipes como mandantes e visitantes e apontam as probabilidades para os confrontos seguintes.

— Nós, brasileiros, consideramos Libertadores apenas a fase de grupos. A fase anterior chamamos de Pré-Libertadores. Mas, nos demais países, como Argentina, chamam tudo de Libertadores. Mas levamos em consideração o jogo contra o Palmeiras, pela Copa do Brasil. Então, o Grêmio corre por duas possibilidades: ser campeão ou ficar entre os oito primeiros. Por isso, as chances de o Grêmio se classificar são muito altas — explica Gilcione Nonato Costa, professor do Departamento de Matemática da UFMG.

Porém, o Tricolor ainda busca uma vaga direta ao torneio. E, para isso, precisará terminar, no mínimo, como quinto colocado — já que um eventual título do Palmeiras na Copa do Brasil faria o G-4 se transformar em G-5.

Neste caso, o levantamento da UFMG aponta a equipe gremista com apenas 26,7% de chances de chegar entre os cinco primeiros. À sua frente, além de Inter e Flamengo que aparecem com 100% de probabilidade, ainda figuram, nesta ordem: Atlético-MG (99,82%) e São Paulo (95,1%) e Fluminense (77,4%). Correm por fora, Corinthians (0,87%) e Santos (0,24%)

— O Palmeiras já está classificado (foi campeão da Libertadores). Mas as chances de o Grêmio ir diretamente para a fase de grupos são remotas, a não ser que seja o campeão da Copa do Brasil — pontua o matemático.

Com a goleada sobre o Botafogo, na última segunda-feira (8), a equipe de Renato Portaluppi ocupa atualmente o sexto lugar, com 56 pontos. No próximo domingo (14), por exemplo, há um duelo direto na Arena, contra o São Paulo, atual quarto colocado — que tem uma rodada a menos, já que o clássico contra o Palmeiras teve de ser adiado pela participação do time de Abel Ferreira no Mundial de Clubes. Depois, ainda restariam os confrontos contra Athletico-PR, em Porto Alegre, e Bragantino, no interior paulista.

Confira as projeções elaboradas para G-5:

Inter: 100%
Flamengo: 100%
Atlético-MG: 99,82%
São Paulo: 95,1%
Fluminense: 77,4%
Grêmio: 26,7%
Corinthians: 0,87%
Santos: 0,24%

Confira as próximas rodadas:

36ª rodada
Grêmio x São Paulo
Ceará x Fluminense

*34ª rodada (jogo atrasado)
São Paulo x Palmeiras

37ª rodada
Grêmio x Athletico-PR
Santos x Fluminense
Botafogo x São Paulo

38ª rodada
Bragantino x Grêmio
São Paulo x Flamengo
Fluminense x Fortaleza



Veja também