Renato Gaúcho fechou o treino na manhã de sábado para definir o time do Grêmio que enfrenta a Chapecoense amanhã, na Arena, pela 35ª rodada do Brasileirão. Mas a entrevista coletiva após a atividade deu um indicativo importante sobre a escalação: Marcelo Oliveira deve ser o escolhido pelo treinador para suprir os desfalques na zaga. O lateral revelou, inclusive, que estuda atuar de forma definitiva na posição.

O técnico perdeu Paulo Miranda para a partida contra os catarinenses, após o zagueiro sentir lesão muscular contra o São Paulo. Como já não contava com Kannemann, convocado pela seleção argentina, e Bressan, preservado desde a eliminação na Libertadores para o River Plate, precisará improvisar na posição. No Morumbi, o volante Michel foi recuado para formar a dupla com Pedro Geromel na defesa desde o primeiro tempo. Mas agora a escolha deve ser por Marcelo Oliveira.

Marcelo Oliveira deve atuar ao lado de Pedro Geromel contra a Chape — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

Marcelo Oliveira deve atuar ao lado de Pedro Geromel contra a Chape — Foto: Lucas Uebel/Divulgação Grêmio

– Estou me sentindo bem. Sempre deixei claro que a posição de zagueiro é uma posição que eu jogo também, que eu gosto muito, me sinto muito bem. Começou lá em 2013 no Palmeiras. Minha estreia foi até em uma Libertadores, então estou bem acostumado a jogar ali. Contra o São Paulo eu sabia que tinha uma oportunidade de jogar quando eu fui par ao aquecimento, mas tinha a outra opção, com a entrada do Matheusinho. Estava preparado para entrar, assim como estou se o Renato optar por mim agora no jogo – disse o lateral após o treino deste sábado.

Em 2018, Marcelo Oliveira fez duas partidas como zagueiro no Brasileirão – vitórias por 2 a 0 sobre o Paraná e 4 a 0 sobre o Vitória. O lateral lembrou que já exerceu a função no Palmeiras e também fez sua estreia no Grêmio como zagueiro, sob o comando de Felipão. Questionado se via a mudança de posição como um “caminho natural”, afirmou que vem conversando com a comissão técnica sobre a possibilidade e que deve mudar de posição em breve .

– Isso eu sempre tive comigo, que pode chegar essa hora de eu ficar definitivo na zaga. A gente tem conversado também sobre essas coisas. Não vou chegar aqui em um dia e falar: “A partir de amanhã eu sou zagueiro”. Então com certeza as conversas existem. Tenho isso comigo desde que eu comecei a jogar de zagueiro no Palmeiras. Então vai chegar o momento que eu vou ficar definitivo na zaga – projetou.

Maicon é mais um desfalque para o Grêmio neste domingo — Foto: Reprodução

Maicon é mais um desfalque para o Grêmio neste domingo — Foto: Reprodução

O Grêmio também tem desfalques em outras posições. Além de Marcelo Grohe, que só volta a jogar em 2019, e Luan, em tratamento de lesão na planta do pé direito, estão fora da partida o lateral direito Leonardo Gomes e Maicon, ambos com problemas musculares. O capitão sequer apareceu no treino deste sábado. Léo Moura assume a vaga na direita e Cícero e Matheus Henrique disputam a posição no meio.

O provável time do Grêmio tem: Paulo Victor, Léo Moura, Geromel, Marcelo Oliveira e Cortez; Michel, Matheus Henrique (Cícero), Ramiro, Jean Pyerre e Everton; Jael.

O confronto contra a Chapecoense ocorre às 19h deste domingo, na Arena. Em quarto lugar na tabela, com 59 pontos, o time gaúcho tenta se mantar no G-4 para confirmar uma vaga direta na Libertadores do próximo ano. O time catarinense, por sua vez, luta para escapar do rebaixamento – é o 17º colocado, com 37 pontos.



Veja também