Uma das esperanças para salvar o Grêmio do rebaixamento, o técnico Vagner Mancini caminha em direção contrária ao objetivo. O atual comandante tem a pior arrancada entre os treinadores do Tricolor na temporada, considerando os primeiros cinco jogos de cada.

Com a derrota no Gre-Nal por 1 a 0 no último sábado, no Beira-Rio, Mancini perdeu seu quarto jogo seguido e tem apenas uma vitória com o Grêmio. Na estreia, venceu o Juventude por 3 a 2 na Arena. De lá para cá, o time segue na vice-lanterna do Brasileirão, com 26 pontos.

Vagner Mancini comanda treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

Vagner Mancini comanda treino do Grêmio — Foto: Lucas Uebel/Grêmio

A temporada 2021 começou com Renato Portaluppi. Dos primeiros cinco jogos, esteve à frente da equipe em três, com vitória em todos. O auxiliar Alexandre Mendes assumiu nas duas partidas seguintes e manteve os 100% de aproveitamento.

Quando Renato deixou o clube, Tiago Nunes teve uma arrancada com oito vitórias seguidas. Depois, perdeu desempenho e foi substituído por Felipão, que trouxe a primeira vitória no Brasileirão, sem também conseguir fazer o time vingar.

Primeiros 5 jogos pelo Grêmio em 2021

Vagner ManciniFelipãoTiago NunesRenato
Vitórias1255
Empates0200
Derrotas4100
Aproveitamentos20%53,3%100%100%

Já Mancini estreou com vitória sobre o Juventude. Porém, perdeu para Atlético-GO, Palmeiras, Atlético-MG e Inter. Após a derrota no Gre-Nal, foi questionado em entrevista coletiva para avaliar este começo no comando tricolor. Preferiu confiar em uma melhora a curto prazo.

– Não estou aqui para me analisar, isso quem faz são vocês da imprensa, torcedores. O mais importante é que algumas coisas são visíveis na evolução, outras, não. Dentro de tudo isso que está sendo feito, por todas mãos que vivem o Grêmio, a gente confia muito que daqui para frente as coisas vão melhorar – respondeu.

O Grêmio tem mais nove jogos no Brasileirão, mas precisa tirar uma diferença atual de sete pontos para o Bahia, primeiro fora do Z-4. O Tricolor gaúcho é penúltimo, com 26. Na terça-feira, o desafio é contra o Fluminense, às 21h30, na Arena.



Veja também