Foto: Ricardo Giusti

O técnico Renato Portaluppi agregou mais uma conquista a essa passagem vitoriosa pelo Grêmio. Com o título gaúcho vencido neste domingo sobre o Brasil de Pelotas, o treinador levantou a quarta taça em menos de dois anos no clube.

Renato já era dono dos mais importantes títulos do Grêmio no século com a Copa do Brasil de 2016, a Libertadores de 2017 e a Recopa de 2018. Agora ele é também em números, de forma isolada, o treinador com mais conquistas.

Com o Gauchão, Renato Portaluppi chegou ao quarto título no comando do Grêmio. Ele deixa para trás Mano Menezes, que levantou três taças – dois Gauchões (2006 e 2007) e uma Série B do Campeonato Brasileiro (2005). Além dos números, Renato, claro, sobra pela importância de suas conquistas.

O Gauchão também faz Renato empatar em número de títulos com outro histórico treinador do Grêmio. Campeão do mundo em 1983, Valdir Espinosa também tem no currículo quatro conquistas pelo Tricolor. No mesmo ano do Mundial, ele venceu a Libertadores da América e a Copa Interamericana. Em 1986, Espinosa levou o Grêmio ao título gaúcho.

Renato já fica na mira de outro dos principais treinadores da história do Grêmio: Luiz Felipe Scolari. Felipão, que comandou o Grêmio em três oportunidades, levantou sete taças. Foram três Campeonatos Gaúchos (87, 95 e 96), uma Libertadores (1995), uma Recopa (1996), uma Copa do Brasil (1994) e um Campeonato Brasileiro (1996).



Veja também