Primeiro de maio. Os gremistas e até o técnico Tite aproveitam o feriado do Dia do Trabalhador para ver de perto o passeio do Grêmio na goleada por 5 a 0 sobre o Cerro Porteño, na Arena, pela 4ª rodada da fase de grupos da Libertadores. Ali, as 44 mil almas que tomaram as arquibancadas testemunharam não apenas um show da equipe de Renato Portaluppi, mas a escrita do primeiro capítulo de um mês para lá de positivo às pretensões do Tricolor – ao menos até aqui.

Os números não deixam margem para dúvida. O Grêmio vive um “maio azul” de invencibilidade com seis vitórias e dois empates em oito jogos disputados em 27 dias, até a vitória por 1 a 0 sobre o Ceará, no Castelão, no último domingo, pela 7ª rodada do Brasileirão. Há ainda o duelo com o Fluminense, pela 8ª rodada do Nacional, nesta quarta-feira, às 21h45, na Arena, para concretizar um mês quase impecável por três competições diferentes

Maio azul: Grêmio está invicto nos jogos disputados ao longo do mês (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)

Os 83% de aproveitamento alcançados nos oito jogos impulsionaram ainda o Tricolor a concretizar dois dos três objetivos traçados pela diretoria para os certames em disputa até a pausa no calendário para a Copa do Mundo. Após enfileirar três vitórias consecutivas, o Grêmio encerrou o Grupo 1 da Libertadores na liderança da chave, com 13 pontos – condição que o alavancou à segunda melhor campanha geral, atrás apenas do Palmeiras. De quebra, a equipe ainda carimbou a vaga nas quartas de final da Copa do Brasil ao bater o Goiás na Arena.

Resta apenas chegar à 12ª rodada do Campeonato Brasileiro no “bolo” que disputa a parte de cima da tabela, ao menos na cola do líder, para entrar no período de intertemporada com todas as metas alcançadas. Algo que, aliás, já está em andamento. Após vencer o Ceará, o Tricolor subiu para a quinta colocação na tabela, com 12 pontos e a apenas dois do líder Flamengo.

Nesta quarta-feira, a equipe gaúcha pode até encerrar a rodada na liderança, de acordo com a combinação de resultados. Como o Fluminense é vice, com 13, ganhará ao menos uma posição em caso de triunfo contra um rival direto.

– (A vitória sobre o Ceará) é importante porque o Grêmio jogou os últimos dois jogos fora e conseguiu quatro pontos, está ótimo. O líder está a dois pontos da gente. Estamos no bolo. Não deixamos o pessoal escapar. O Grêmio está muito bem no Brasileiro. Temos uma partida em casa, contra um concorrente direto – afirma o técnico Renato Portaluppi.

> Os números do Grêmio em maio até aqui

  • 8 jogos
  • 6 vitórias
  • 2 empates
  • 17 gols feitos
  • 3 gols sofridos
  • Aproveitamento: 83,3%

O “maio azul” é ainda mais emblemático se levados em conta os desfalques e as preservações adotada por Renato ao tentar equilibrar prioridades pelas três competições diferentes. Contra o Goiás, por exemplo, o Grêmio venceu por 3 a 1 com equipe totalmente reserva. Diante do Monagas, o 2 a 1 foi conquistado com time misto em solo venezuelano, sem seis titulares.

Mas a equipe, verdade seja dita, encontrou dificuldades ao longo do mês para furar os bloqueios de equipes que atuam recuadas para fechar ao máximo os espaços ao ataque gremista. No Gre-nal, por exemplo, o Tricolor não saiu do zero contra o maior rival. E também graças aos desfalques. Renato perdeu Arthur e Everton por lesões musculares, além de Alisson, substituto imediato no ataque. O camisa 11 voltou no último domingo e foi decisivo na vitória sobre o Ceará, com o passe para o gol de Thonny Anderson

Grêmio chegou à 6ª vitória no mês contra o Ceará (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)

Grêmio chegou à 6ª vitória no mês contra o Ceará (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)

– O Grêmio entra para brigar pelas três competições. Lá na frente, depois da Copa, é mata-mata, tanto em Copa do Brasil quanto Libertadores. Mas o Grêmio sempre quer ganhar, nunca vai deixar de lado o Brasileiro. Por isso, temos um plantel grande, bom. Infelizmente, nem todos os jogos vamos poder colocar a mesma equipe. São humanos. Temos vários no departamento médico, não só aqui, em todos os clubes, pelo desgaste. Durante a Copa, vai ser bom, vamos poder descansar, fazer uma pré-temporada, vai dar um gás maior para o nosso time – projeta Renato.

O Grêmio se reapresenta para fazer o único treino antes de pegar o Fluminense nesta terça-feira. O duelo de tricolores está marcado para as 21h45 desta quarta-feira, na Arena, pela 8ª rodada do Brasileirão. Os gremistas ocupam a 5ª colocação no nacional, com 12 pontos, ao passo que o Flu é vice-líder, com 13.

MAIO AZUL

Data Jogo Competição
01/05 Grêmio 5 x 0 Cerro Porteño Libertadores
06/05 Grêmio 5 x 1 Santos Brasileirão
09/05 Grêmio 3 x 1 Goiás Copa do Brasil
12/05 Grêmio 0 x 0 Inter Brasileirão
15/05 Monagas 1 x 2 Grêmio Libertadores
20/05 Paraná 0 x 0 Grêmio Brasileirão
23/05 Grêmio 1 x 0 Defensor Libertadores
27/05 Ceará 0 x 1 Grêmio Brasileirão
30/05 Grêmio x Fluminense Brasileirão


Veja também