
Depois da vitória por 2 a 0 sobre o Atlético-PR, o Grêmio já voltou ao trabalho nesta segunda-feira. Com a possibilidade de poupar jogadores nas próximas partidas, o técnico Renato Portaluppi orientou um trabalho tático coletivo demorado com os reservas para ajustar posicionamento. No trabalho, Maicon e Bolaños fizeram apenas atividades físicas, o que coloca em dúvida sua presença na quinta, contra o Zamora, pela Libertadores. Bressan atuou como lateral-esquerdo.
Renato deu atenção destacada ao trabalho. Orientou vários jogadores individualmente, ensaiou jogadas de bola parada e marcação adiantada no campo do time de transição. Montou a equipe com: Leo; Leonardo, Thyere, Bruno Rodrigo e Bressan; Machado, Kaio, Jailson, Everton e Fernandinho; Gastón Fernández. Assim, o zagueiro improvisado aparece como alternativa caso Cortez fique fora de alguma partida – atualmente, Marcelo Oliveira se recupera de luxação no ombro direito.
Essa escalação pode aparecer ou no duelo com os venezuelanos – o Grêmio precisa apenas de um empate para garantir matematicamente a vaga –, ou contra o Sport, no próximo domingo, pelo Brasileirão. O certo é a preservação de jogadores na sequência futura, por desgaste físico.
O trabalho coletivo não teve a presença de Bolaños e Maicon. Apesar da intenção de contar com ambos no jogo de quinta, a ausência de treinos com bola dá a entender que a dupla não terá condições de atuar. O mesmo ocorre com o lateral Edilson, que voltou a treinar, mas sentiu novamente dores e passou a fazer tratamento.
Entre os jovens da equipe de transição esteve Beto da Silva. O atacante ainda não estão estreou na temporada, por conta de sequência de problemas musculares, e está retomando os trabalhos com bola. A tendência é ficar à disposição em breve para o técnico tricolor.
Os titulares na vitória por 2 a 0 deste domingo apenas correram no gramado. Alguns nem deixaram o vestiário. Barrios, Luan, Pedro Rocha, Michel e Cortez estiveram no campo para se exercitar, após bateria de atividades na academia. Líder do Brasileirão, o Grêmio joga pela Libertadores na quinta antes de duelar com o Sport, no domingo. Na próxima semana, terá o jogo de volta das oitavas da Copa do Brasil, onde tem vantagem por ter vencido o Fluminense por 3 a 1 na Arena.