Um dos emblemas do Grêmio vitorioso dos últimos anos tem mais uma marca a celebrar neste final de semana. Ao levar o time ao gramado do Centenário, em Caxias do Sul, para a decisão do primeiro turno do Gauchão contra o Caxias, Maicon completará 200 partidas pelo clube gaúcho. Remanescente dos grandes títulos do passado recente, o capitão gremista entra em um seleto grupo de que tem atualmente no elenco apenas Geromel e Everton.

Maicon completa 200 jogos contra o Caxias — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

Maicon completa 200 jogos contra o Caxias — Foto: Lucas Uebel/DVG/Grêmio

Talvez nem o próprio imaginasse. O volante trocou o São Paulo pelo Grêmio durante o primeiro semestre de 2015. Sem clima no Morumbi pela implicância na torcida, Maicon chegava para cravar seu nome na história tricolor.

Voz ativa entre jogadores e comissão técnica, brilha pela visão de jogo e o passe qualificado. Iniciou há cinco anos uma passagem marcada pela retomada dos títulos, a liderança no vestiário e também a ligação com a torcida, muito pela provocação aos rivais do Inter.

— É uma alegria imensa fazer parte desse clube e conviver com essa torcida. Foram anos de reconstrução e conquistas de muitos títulos importantes para o Grêmio. Já são 5 anos aqui e minha sexta temporada jogando por esse grande clube. Sou muito grato pela direção e comissão técnica pela confiança que me passam. Feliz e agradecido por essa torcida que sempre me apoiou e nos deram forças para alcançarmos nossos objetivos — comemora Maicon, via assessoria de imprensa.

Maicon volante Grêmio — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Maicon volante Grêmio — Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA

Atualmente, só Geromel, 264, e Everton, 269, somam mais de 200 jogos pelo Grêmio dentro do grupo. Os três, junto a Kannemann e Marcelo Oliveira, atualmente machucado, são os remanescentes das conquistas da Copa do Brasil e da Libertadores em 2016 e 2017, respectivamente.

Maicon pelo Grêmio

  • 199 jogos
  • 11 gols
  • 20 assistências

Títulos

  • Copa do Brasil – 2016
  • Libertadores – 2017
  • Recopa – 2018
  • Gauchão – 2018 e 2019

Além dos títulos, a passagem de Maicon por Porto Alegre também é marcada pela ajuda do volante experiente com os jovens. Vários nomes de sucesso recente no Grêmio ouviram os conselhos do líder do vestiário. Arthur, atualmente no Barcelona, foi um deles. O mesmo ocorreu com Jean Pyerre e Matheus Henrique, mais recentemente.

Os Gre-Nais também preenchem linhas importantes da história. Em 2018, discutiu com D’Alessandro em um sorteio de lado de campo e algumas semanas depois ainda foi a uma entrevista coletiva para cutucar o volante Rodrigo Dourado, do Inter, por declarações dadas depois de um clássico.

Maicon no Grêmio

AnoJogosGols
2015401
2016471
201721
2018445
2019414
20206

Neste sábado, o passe de Maicon será fundamental uma vez mais para acionar Alisson, Diego Souza e Everton. E, quem sabe ao término da partida, lá estará o capitão no alto do pódio com a taça do primeiro turno, escudado pelos colegas, comissão técnica e dirigentes, para a festa dos tricolores.



Veja também