O Grêmio decidiu voltar ao mercado em busca de um atacante para encorpar o elenco diante da maratona de jogos que se avizinha. A declaração foi feita pelo técnico Renato Gaúcho após o empate em 0 a 0 dos reservas com o Novo Hamburgo, pelo Gauchão, na quarta-feira. Porém, por trás da necessidade, há preocupação com o desempenho de Luciano.

Há um ano, o Tricolor anunciava a contratação do atacante junto ao Leganés, da Espanha, após ele marcar 15 gols em 31 partidas pelo Fluminense, clube ao qual estava emprestado na época. Mas foram apenas cinco bolas na rede em 20 jogos no time de Porto Alegre.

Depois de não obter o resultado esperado com André e Diego Tardelli, o Grêmio apostava em Luciano para deslanchar no sistema montado pelo técnico Renato Gaúcho. Inclusive, foi testado junto de Tardelli, em uma função um pouco mais recuada. Também não respondeu à altura.

Na entrada de 2020, perdeu espaço com a chegada de Diego Souza, que fez seis gols em 10 jogos. É o artilheiro do Gauchão. Luciano, por sua vez, marcou dois em 13 partidas.

Neste contexto, o atacante precisa ser a sombra do novo titular e alternativa imediata. Mas em campo ainda não conseguiu esse espaço. Assim como boa parte dos reservas, não aproveitou a chance contra o Novo Hamburgo. Perdeu uma oportunidade sem goleiro (reveja acima).

– Luciano foi bem. Não tem o entrosamento necessário da outra equipe (titular). Perdeu dois ou três gols, mas estava lá. Todo mundo erra. Cobrei dele no vestiário na boa e foi exatamente aquilo que aconteceu: devido às condições do gramado, não pegou na bola do jeito que queria. Mas se esforçou como todos os outros – justificou Renato Gaúcho.

Sem nomes definidos

Apesar da defesa do treinador a Luciano, o Grêmio está no mercado para contratar mais um atacante. A justificativa inicial é a provável saída de André, já admitida pelo presidente Romildo Bolzan Jr. Além disso, apenas os jovens Isaque e Fabrício são as alternativas de área hoje disponíveis no elenco.

Em participação numa live com torcedores do Grêmio, o executivo Klauss Câmara disse que a lista de reforços analisados conta com um centroavante de 32 anos e outro de 26. Os nomes sugeridos foram Pratto, do River Plate, e Calleri, do Espanyol, ambos negados pelo clube.

– No outro domingo já inicia o Brasileiro. Em final de agosto, Copa do Brasil, Libertadores. Teremos a necessidade. Teremos lesões, cartões. Queremos um plantel qualificado – afirmou o vice de futebol Paulo Luz, em entrevista na quinta-feira.

O Grêmio treina na manhã deste sábado e inicia a concentração para o duelo único pela semifinal do segundo turno do Gauchão. O adversário será novamente o Novo Hamburgo, às 19h de domingo, na Arena.



Veja também