
O Grêmio retornou do Uruguai apenas com um empate contra o Defensor, pela estreia na Libertadores. Mas para um jogador a estadia no país vizinho foi muito mais proveitosa. Eleito o melhor jogador da América do Sul após a conquista do torneio sul-americano na temporada passada, Luan permaneceu em Montevidéu para receber a premiação nesta quinta-feira.
O camisa 7 foi escolhido o melhor jogador do continente na tradicional votação promovida pelo jornal “El País”, do Uruguai, com jornalistas de toda a América do Sul. Luan superou o meia Arthur, seu companheiro no Grêmio, e o atacante peruano Paolo Guerrero, do Flamento, para se tornar o sétimo brasileiro a levar o título de “Rei da América” e se juntar a nomes como Bebeto, Raí, Cafu, Romário, Neymar e Ronaldinho.
– Importante. Poucos brasileiros conseguiram isso, ser mais um entre poucos. Fico muito feliz, não só pelo ano que tive ano passado, mas pelo coletivo, por a gente ter conquistado o título, que foi o mais importante. No final do ano ter sido coroado com esse prêmio foi perfeito e espero que esse ano a gente possa conquistar títulos e ganhar mais prêmios individuais – disse o gremista.
Luan foi acompanhado pelo presidente Romildo Bolzan Júnior, que permaneceu no Uruguai para participar da cerimônia. Alguns torcedores do Grêmio que acompanharam a estreia na Libertadores contra o Defensor, na noite da última terça, também prestigiaram o evento.
A grande ausência foi o técnico Tite, vencedor da eleição de melhor treinador. O técnico da Seleção desbancou os argentinos Ricardo Gareca, da seleção peruana, e Ariel Holan, campeão da Copa Sul-Americana à frente do Independiente, para ficar com o troféu. Ele alegou compromissos com a Seleção e enviou um vídeo aos organizadores agradecendo a escolha.
Com o troféu na bagagem, Luan retorna a Porto Alegre no início da tarde desta quinta-feira e já se reapresenta no CT Luiz Carvalho para treinos. Após a estreia na Libertadores, o Grêmio volta seu foco às últimas rodadas da primeira fase do Gauchão, em busca de uma vaga nas quartas de final. A equipe volta a campo no domingo, às 17h, quando encara o Juventude, no Alfredo Jaconi, pela 10ª rodada do estadual.