Luan perde 50% dos pênaltis pelo Grêmio em 2017

Atacante errou a terceira cobrança em seis na temporada diante do Corinthians

26 de junho de 2017 - Às 12:02
Foto: Wesley Santos/Agência PressDigital

Melhor jogador do Grêmio na temporada, “rei dos números” com 13 gols marcados e 10 assistências, Luan tem apenas 50% de aproveitamento em cobranças de pênalti durante os 90 minutos das partidas neste ano. Ele “equilibrou” a balança de forma desfavorável na derrota em casa para o Corinthians por 1 a 0, no domingo, que deixou o líder do Brasileirão abrir quatro pontos de vantagem na ponta de cima da tabela.

Em 2017, o atacante já protagonizou seis penalidades máximas, com três acertos e três erros. Ele também acertou a sua vez na decisão contra o Novo Hamburgo, após dois empates em 1 a 1 nas semifinais do Gauchão, mas o Grêmio acabaria eliminado. Por coincidência, todas as bolas que não entraram no gol adversário ocorreram na Arena, só que as duas anteriores não fizeram tanta falta.

O primeiro pênalti perdido por Luan foi no dia 27 de abril, na goleada por 4 a 1 sobre o Guaraní-PAR, pela quarta rodada da fase de grupos da Libertadores. O Grêmio já vencia por 2 a 1 quando ele teve a oportunidade, mas a cobrança parou nas mãos do goleiro Aguilar. O segundo aconteceu no 4 a 0 sobre o Zamora, no encerramento da mesma etapa. Contudo, naquele jogo o camisa 7 já havia marcado dois gols – um deles, de pênalti.

O terceiro erro, porém, foi dolorido. Na tarde de domingo, o Grêmio tentava ultrapassar o Corinthians na liderança do Campeonato Brasileiro. E saiu atrás no placar, com gol de Jadson aos seis minutos do segundo tempo. Aos 36, Geromel foi derrubado na área por Marquinhos Gabriel. Luan cobrou mal, no meio, para a defesa de Cássio. A derrota por 1 a 0 aumentou a diferença para quatro pontos do Timão, primeiro colocado.

– Fui eu que errei. Peguei errado e ficou fácil para ele (Cássio). Faz parte. A gente fez um grande jogo. Acabei perdendo pênalti que poderia mudar a história. É trabalhar para que a bola possa entrar na próxima partida e a gente saia com a vitória – reconheceu.

OS PÊNALTIS DE LUAN

Jogo Competição Data Local Acertou?
Zamora 0 x 2 Grêmio Libertadores 09/03 La Carolina Sim
Grêmio 4 x 0 Juventude Gauchão 25/03 Arena Sim
Grêmio 4 x 1 Guaraní-PAR Libertadores 27/04 Arena Não
Grêmio 4 x 0 Zamora Libertadores 25/05 Arena Sim
Grêmio 4 x 0 Zamora Libertadores 25/05 Arena Não
Grêmio 0 x 1 Corinthians Brasileirão 25/06 Arena Não

No outro lado da moeda, Luan marcou o primeiro gol de pênalti há três meses, na vitória gremista por 2 a 0 sobre o Zamora, na estreia pela Libertadores. A sequência positiva seguiu no 4 a 0 sobre o Juventude, pela 10ª rodada do Gauchão, e foi ampliada no 4 a 0 sobre o Zamora, quando teve duas chances em penalidades e acertou uma.

Conforme disse Luan após o jogo com o Corinthians, agora é treinar para acertar na próxima partida. E a chance para se redimir pode aparecer já na quarta-feira, mas com a chave virada para a Copa do Brasil. Novamente na Arena, o Grêmio recebe o Atlético-PR pelo jogo de ida das quartas de final. O técnico Renato Portaluppi já confirmou que vai com força máxima para o duelo.



Veja também