Foto destaque: Lucas Uebel / Grêmio, DVG

O gol demorou quase um mês para reaparecer. Porém, quando veio, ganhou mais um contorno histórico. Ao dar a vitória por 1 a 0 sobre o Defensor na noite desta quarta-feira na Arena e garantir o primeiro lugar do Grupo 1 da Libertadores ao Grêmio, Luan empatou com Jardel em gols pelo clube gaúcho. E segue na caça do chefe Renato Portaluppi.

Com o tento diante dos uruguaios, o atacante chegou a 65 pelo Tricolor. Igualou o eterno camisa 16 da conquista do bicampeonato continental, em 1995, em 20º entre os maiores goleadores da história gremista.

Está a um de Éder, o 19º, dois de André Catimba e Volmir, três de Ronaldinho Gaúcho, oito de Paulo Nunes. E nove de Loivo e um outro ex-camisa 7 mitológico. Sim, o atual chefe, Renato Gaúcho.

Para quem já ajudou o time a sair da fila de 15 anos sem títulos relevantes, conquistou Copa do Brasil, Libertadores e Recopa, Luan, apesar do discurso tímido, deixou claro o orgulho em seguir na construção de uma trajetória vitoriosa na Arena:

– Fico feliz em atingir marcas com a camisa do Grêmio. É importante a ajudar a equipe.

Fim de jejum

Só que este gol demorou a sair. Fazia tempo que o atacante não vibrava com um gol seu. Foram exatos 28 dias longe das redes. Desde a vitória por 2 a 0 sobre o Goiás, na abertura das oitavas de final da Copa do Brasil, Luan passou por um hiato de seis partidas, ou 550 minutos.

– Fazia alguns jogos que eu não marcava. Estamos de parabéns. Mudamos algumas peças. As equipes que nos enfrentam só se defendem. Buscamos jogar bem – declarou, ainda na saída do gramado.

Os goleadores do Grêmio

Jogador Gols
Alcindo 264
Tarciso 226
Gessy 214
Juarez 202
Luiz Carvalho 160
João Severiano 132
Baltazar 130
Marino e Milton Kuelle 117
Foguinho 110
Osvaldo 106
Jonas 78
Loivo e Renato Gaúcho 74
Paulo Nunes 73
Ronaldinho Gaúcho 68
André Catimba e Volmir 67
Eder 66
Jardel e Luan 65

Com o gol, Luan chegou a oito na temporada. É o artilheiro do time ao lado de Everton. Ainda contribuiu com três assistências na temporada.

No embalo de Luan, o Grêmio ficou com 14 pontos e terminou o Grupo 1 em primeiro. Agora, aguarda o sorteio, no dia 4 de junho, para conhecer o adversário das oitavas de final da Libertadores. Até lá, só pensará no Brasileirão. Neste domingo, enfrenta o Ceará, às 19h, no Castelão.



Veja também